Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Barrocas: Estudante escreve para nossa redação, falando sobre o encontro entre estudantes e autoridades municipais.

Às autoridades e cidadãos presentes, 

Me chamo Itan Cruz Ramos, sou de Barrocas, mas moro há três anos em Salvador, sou estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal da Bahia, soube desta reunião ainda nesta semana e por conta do andamento do semestre não pude me fazer presente em uma discussão que é tão importante para todos os meus colegas, conterrâneos e estudantes. Então, venho através deste texto me colocar entre os quais buscam no estudo melhores perspectivas de vida e, como propõe o tema desta reunião, a viabilidade por meio de auxílios estudantis. 

É visível, atualmente, o crescimento da massa de estudantes barroquenses em cursos técnicos e instituições de ensino superior em nosso Estado. Barrocas segue uma tendência nacional. Mediante a implantação de políticas educacionais, como a expansão dos ensinos técnico-profissionalizantes bem como o crescimento nas vagas das Universidades, o Brasil e, consequentemente Barrocas, têm encontrado uma maior democratização na formação dos cidadãos. 

Através deste novo panorama nacional e municipal, emerge a necessidade de se discutir urgentemente sobre os auxílios estudantis que visam viabilizar a entrada e a permanência dos jovens em instituições de ensinos técnico e superior. Entendemos, portanto, que como outros municípios da região, Barrocas deve assumir em meio às suas atribuições, a responsabilidade de tornar possível o sonho de muitos dos seus jovens alcançarem seus objetivos de vida por meio de uma formação técnica e/ou superior. Para tanto, a Prefeitura deve criar estratégias que auxiliem os estudantes neste sentido. 

Sem auxílios é barrar o processo de emancipação dos sujeitos. Barrocas não pode e nem deve negar a seus jovens a ocupação dos mais elevados espaços educacionais. Assumir esta posição de negação é ignorar um contexto nacional crescente de democratização da educação iniciado no governo Lula e ainda vigente no governo Dilma. A educação técnico e superior deve ser algo urgente. Deve ser algo viabilizado. “Sabemos que a educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades e construir um país mais justo e mais desenvolvido”, foram palavras da Presidente Dilma Rousseff, esperamos agora que Barrocas afirme o compromisso com os estudantes, a fim de garantir um futuro melhor, mais capacitado e mais justo. 
Itan Cruz Ramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário