Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Desde 2010 com nova direção, apesar das dificuldades Escola Municipal Jorge Luiz Silva Santos vem dando exemplo de superação no ensino municipal.


A educação sempre será a base para o futuro da nossa nação, a porta para novas descobertas, onde nos socializamos e sonhamos com “o que queremos ser quando crescer”. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, oportuniza o acesso à escola, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária. 

Turma da Pró Loiane
A Escola que foi há muito tempo tida como abandonada e na gestão passada chegou a ser fechada, agora vive novos sonhos, o local que foi reformado em 2010 pelo atual gestor e começou a receber alunos nos 3 turnos começa a dar os seus novos passos. Apesar das dificuldades do dia-a-dia não falta força de vontade dos funcionários da escola buscando sempre com o gestor o melhoramento da instituição, e um dos maiores desafios e sonhos é a reforma da quadra, já foi encaminhada uma solicitação, e estão sendo avaliados os custos e o processo está em analise. Diante dos ataque freqüentes as escolas, e após um episódio triste foram instalados grades nas portas e janelas para evitar novos furtos e futuramente já que foi solicitado que ampliação do muro. 


Em conversa com a atual diretora do colégio a Sr. Midian Alencar Mota, a mesma nós falou sobre os anos de administração e as conquistas alcançadas. 

Atualmente como as crianças são beneficiadas e o projeto viabiliza que método de ensino? 

Para os estudantes do PETI o beneficio é nucleado, porque antigamente era dividido, e hoje unificou cada aluno leva com si o aprendizado, realizamos oficinas, reforço escolar, leitura, escrita, porém muitos pais não valorizam, levam o PETI como brincadeira. 

Quais atividades são realizadas e quais os benefícios para aqueles que estudam? 

Os benefícios do PETI é o aprendizado, interação com a comunidade e com outros colegas, o intuito nosso é de promover o estudo de forma com que nossas crianças possam desfrutar do ensino mesclando com o lazer. 

O Peti, quais metas de trabalho são mantidas e como você avalia a condição de trabalho atualmente? 

Tirar as crianças da rua, evitar consequencias futuras que nós vemos com a realidade, que as crianças passassem o período integral, não só vir para escrever e ler, mas ter suas interações, como o futebol, dinâmicas, ou seja, um momento recreativo, mas não deixando do principal que é o ensino. E hoje sentimos falta de uma pessoa que se disponibilizasse para a área de futebol, nossas monitoras sempre estão na quadra com eles, mas sempre somos cobradas, seria muito bom ter um profissional nessa área que pudesse dar esse suporte voluntariamente assim ajudaria a desenvolver novos projetos no esporte. 

E que os pais valorizem mais nosso trabalho, pois eles têm grande força para isso, agora se os pais são os primeiros a se desmotivar, pensado que o PETI é só brincadeira, dificulta nosso trabalho, mesmo à proposta sendo muito boa e benefícios do governo providenciando tudo na medida do possível as famílias tem um papel importante para o incentivo das crianças. Finalizou.
@ Nossa Voz Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário