Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Casa do Sertão: Horta orgânica modelo na região vem enfrente dificuldades em virtude do clima quente.



Referência na agricultura familiar, a família do senhor Celso Ferreira, conhecido Celso Coelho vem enfrentando dificuldades em manter as atividades na pequena propriedade rural, em virtude das mudanças climáticas. Celso, conseguiu até então sustentar a sua família produzindo produtos orgânicos numa pequena propriedade rural, ele utiliza técnicas que apreendeu e aperfeiçoou graças à orientações de entidades como o Movimento de Organização Comunitária o MOC, na propriedade até o combate às pragas é desenvolvido com itens do campo, totalmente natural.

O alface e o coentro não desenvolvem como de costume.
Apesar da estiagem, o reservatório tem bastante água, devido às chuvas que caíram no final de 2012, início de 2013, porém apesar de serem irrigadas, as leiras plantadas na horta orgânica da família Ferreira não desenvolvem como de costume; “hoje três pés de alface juntos não tem o tamanho de um só daqueles que colhíamos antes” lamentou Celso. Com lagrimas nos olhos o pequeno produtor diz que vem passando dificuldades que nunca imaginou passar, desde que recebe orientação dos órgãos como MOC, EBDA e Secretário Municipal de Agricultura. A produção segundo Celso vem caído drasticamente, os alfaces e coentro são os principais produtos comercializados na feira livre da cidade, que acontece aos sábados; “hoje o que vendemos não cobre sequer as despesas de operação” disse uma das filhas do agricultor. O mato esta assumindo a área antes repleta de leiras de alface e coentro.


Tentamos entender o que estaria provocando a queda na produção, ainda não há uma análise técnica, mas a família imagina que o clima quente e o vento, estejam entra as possíveis causas. O problema na horta afeta diretamente a renda da família, que vive do que colhe e vende no Centro de Abastecimento da Cidade. Apesar de tudo, o pequeno agricultor se mantém confiante e diz que espera voltar a produzir como antes, assim podendo atender aos seus clientes e poder mostrar que é possível viver no campo com sempre fez questão de afirmar.
Confiantes, Celso e sua esposa Alzamira, preparam a terra para o plantio de novas leiras.
Por Rubenilson Nogueira – Fotos Victor Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário