Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Juventude e a Igreja Católica


“Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”. (Bento XVI 2007) Para quem pensa que Igreja é lugar somente para pessoas idosas está enganado, a juventude nunca deixou de ser presente na história da Igreja e não vai ser agora que ela vai sair de cena. Vive-se um período que mesmo os números dizendo que a Igreja tem perdido fieis, os verdadeiros fieis crescem cada vez mais na fé, desde as crianças aos mais velhos, desde os sem instruções aos doutores. Uma Igreja que se renova, mas mantém seus princípios a favor da vida e vida em santidade.
Nesses dias, presencia-se um momento histórico a escolha de um novo Papa, o Cardeal Jorge Mário Bergoglio, Papa Francisco. Dessa vez, vindo de longe em relação à sede da Igreja, um Papa sul-americano de origem Jesuíta nunca antes visto. Considerando sua origem  a congregação religiosa, esperasse um Papa orante, como o mesmo se pronunciou, hospitaleiro e fraterno, porém, antes de tudo defensor da Igreja. Ele em homenagem a São Francisco de Assis o grande Reconstrutor  da Igreja escolheu o seu nome, talvez pelo estilo de vida humilde do grande Santo, mas também pelas contribuições do mesmo à Igreja e à humanidade em geral. 
Na Igreja o papel do jovem continuará firme, a juventude sempre será as sentinelas da manhã, anunciadores da chegada do Sol, da Ressurreição de Jesus. O jovem continuará a ser convidado diariamente a ser missionário, profeta e a se inspirar em Jesus, em santos como São João Evangelista e São Francisco de Assis. Será convidado também a denunciar os extermínios de outros jovens, extermínios escondidos nas drogas, na sexualidade desregrada, e entre tantos.
Concluindo, esse ano acontecerá no Brasil a Jornada Mundial da Juventude, será na cidade do Rio de Janeiro, um evento grande, em que pessoas do mundo inteiro farão presença, terá barroquense lá também. Na JMJ o Papa recém-eleito Francisco se fará presente. Para esse evento espera-se que a Igreja guiada por Jesus representada por todos, em especial o Papa, exorte a juventude para escolha pela vida, que traga mensagens de encorajamento e fé em Deus. Pois é isso que se necessita nesse mundo tão insano. 

Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia UEFS

Sem comentários:

Enviar um comentário