Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Barrocas: Padre Marcio fala sobre a sucessão papal


Padre Márcio, o Conclave já se iniciou e uns dos momentos mais esperado é o momento em que os 115 Cardeais vão a Capela Sistina e isso já está ocorrendo, a partir disso Padre o que é o Conclave?
Bom, a palavra Conclave (vem do latim cum clave, que significa com chave) porque em determinada época da igreja, cardeais passaram mais de 2 meses sem conseguir resolver a eleição do Papa, e algum determinado imperador da época resolveu trancar os Cardeias em uma sala e prometeu que os deixaria sem comida e sem água e só abriria quando eles resolvessem a eleição do Papa, então a igreja a partir disso começou a fazer essa eleição secreta para que não houvesse nenhuma influencia externa, então até hoje é o “Cum Clave” com chave, eles entram em um lugar específico para eleger o Papa.

Padre você acompanha o conclave? E como a Igreja Católica encara esse momento sagrado da sucessão papal?
Como todos estão acompanhando pela mídia, pela televisão, revistas, jornais escrito e falado, as eleições do Papa é algo importante na história da igreja porque é a escolha de alguém que vai administrar tanto a igreja como também conduzir um rebanho de mais de 1 bilhão de católicos no mundo, então é algo pra nós muito importante a escolha do nosso pastor, daquele que vai conduzir a igreja, que vai pregar a palavra, que vai orientar nossa fé cristã católica.

Qual será o impacto para a igreja com a escolha do novo Papa, e o qual sua expectativa para a escolha do novo Líder da Igreja Católica?
O que nós ouvimos pela mídia é que tem candidatos, e a igreja não trabalha com candidatos, pra mim o que for escolhido será o Papa da igreja, será o nosso Pastor, será respeitado, assim como já vi João Paulo II e Bento XVI apertei a sua mão e aquele que os Cardeais escolherem será o nosso Papa, cabe a cada um de nós no âmbito da fé aceitar, amar o nosso Papa e rezar, orar a Deus pelo seu Pastoreio na igreja.

Em sua opinião o que o novo papa eleito deve fazer para manter a chama da fé católica acesa? E qual perfil de Líder ia favorecer para isso?
Nosso Papa aquele que for eleito até o fim do Conclave, é o Pastor que devemos aceitar, tivemos agora o João Paulo II muito carismático o Bento XVI como um intelectual, um bom escritor e orador.
Bom o perfil é de alguém que esteja com a mente aberta para dialogar com outras igrejas, que tenha a mente aberta para o mundo de hoje. Isso é bom dizer por que as pessoas esperam muitas mudanças na igreja, a mudança não é modernização da igreja, acham que é se adequar ao mundo e entrar na lógica do mundo. A igreja tem que se manter fiel a Bíblia e as tradições católicas. Deve ter gente aí pesando que vá entrar um Papa para apoiar o Aborto, a Eutanásia e o casamento homossexual e isso nunca vai existir porque é antibiblico, o Papa vai continuar com a doutrina da igreja, que pode mudar e as leis disciplinares na igreja.

Padre qual o significado da fumaça preta e a fumaça branca?
Bom, quando começou a existir o Conclave, a muitos anos, a mais de mil anos, não se tinha os meios de comunicação como se tem hoje, exemplo a internet, email, MSN, televisão, rádio.  Então a maneira de dizer que já tinha eleito um Papa era através da fumaça, daí até hoje e como foi antes a fumaça era uma maneira de sinalizar a quem estava na praça ou no local da praça, ou seja a fumaça preta era sinal que ainda não se tinha um eleito, fumaça branca sinal que se tem um eleito.

Padre nós temos 5 cardeais brasileiros, Há alguma chance de alguém suceder o Bento XVI e se tornar papa?
Nós sabemos que atualmente existem 115 Cardeais eleitores, todos eles podem obviamente receber voto e então podem ali receber voto e ser eleito Papa. Como brasileiro nós gostaríamos que um representante maior da igreja fosse brasileiro, mas aquele que vier será bem vindo e nos amaremos como Papa.
Jornal @ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário