Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Barrocas: Quiabo de quase um metro é colhido na comunidade de Barreiras.


Uma espécie de quiabo conhecida por poucos foi plantada em uma horta localizada nos fundos de um quintal no Povoado de Barreiras, mas a agricultora não esperava que a hortaliça-fruto fosse chamar tanto a atenção.

Maria Luiza Santos de Jesus, 56 anos, conta que a cerca de um ano e meio cultiva uma horta orgânica onde ela planta alface, coentro, quiabo, uva, coco, melão, taioba que veio do Sul e a vargem de Brasília. Mas o quiabo que cresceu na horta impressiona a todos pois mede quase 1 metro. 


“Eu consegui essa semente de uma mulher de Feira de Santana trazida de Barra de Pojuca próximo a Camaçari, ela me ensinou a cultivar e eu aprendi, há uns três meses atrás eu plantei fui colocando adubo, regando, arrumando e cuidando, hoje ela ta ramificada e já tá dando o quiabo de metro e o sabor é realmente parecido com do quiabo comum, só que sem o visgo” disse a agricultora.

Segundo informações trata-se de uma espécie de quiabo rara em nossa região, conhecido como ‘quiabo metro’.


Ao ver a hortaliça-fruto o moto-taxista Edimilson tratou de conseguir um dos vários quiabos gigantes e por onde ele passava na manhã desta sexta-feira chamava a atenção. Impressionado, apesar de já ter conhecido o tipo de quiabo o caçambeiro Wilson parou o caminhão para ver de perto a hortaliça-fruto colhida em solo barroquense; “Eu nunca tinha visto um quiabo desse tamanho e acredito que muita gente também não” disse Edimilson.


Um especialista ao comentar um caso parecido, ocorrido em Cuiabá Mato Grosso, noticiado no G1 explicou que a espécie de quiabo não é comercial por conta do tamanho. “Ele é conhecido como quiabo de metro. É nutritivo como as abóboras e não há nenhuma restrição no consumo”.

Leia a Notícia do G1 (Aqui)
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira e Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário