Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O dia 18 de maio, é Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” busca chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.


Em Barrocas, a Campanha foi lembrada nesta terça-feira (20), dia em que aconteceu uma passeata que partiu do Colégio Municipal de Barrocas com dezenas de crianças percorrendo as principais ruas da cidade com apitos, efetivamente chamando a atenção de todos para o tema.

Juliana Coordenadora do Cras, falou sobre a importância de todos estarem atentos para o problema, e disse que abuso e exploração são coisas distintas; "O abuso é a utilização do corpo da criança ou do adolescente através da coerção e chantagem onde o abusador consegue uma aproximação, e geralmente as vitimas só aceitam pessoas que infelizmente elas conhecem. Já a exploração tem a finalidade do lucro, utilizando o corpo da criança e do adolescente para a prostituição e muitas vezes elas passam a ser chantageadas pelo medo que elas passam. Isso é algo que não devemos aceitar no âmbito municipal, os locais como bares são os principais locais onde a população e nós estamos lutando junto com o conselho tutelar , famílias e comunidade para reduzir este indicador".


Secretaria Elielma e Coordenadora Juliana.
A Secretária de Assistência Social Elielma Chagas, disse; “A importância da Data 18 de Maio é não deixar este dia ser esquecido para que a violência contra a criança e adolescente venha acontecer. Realizamos a passeata, tivemos o apoio de diversas secretarias, como a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer também do Conselho Tutelar e a Yamana Gold sob parceria com a MFB". Elielma deixou uma frase para a população; "Esquecer é permitir, lembrar é combate, então lembrem sempre do 18 de Maio e combatam contra qualquer tipo de violência contra crianças e jovens".

@ Nossa Voz Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário