Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Barrocas: CEPPC volta a participar do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

ESPAÇO DE DIÁLOGO SOBRE DROGAS
O Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, de Barrocas, participa de mais uma edição do “Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”, um programa promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Sua execução está sob a responsabilidade técnica da Universidade de Brasília (UnB), e é destinado aos estados do Espírito Santo, São Paulo, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe e Distrito Federal. Este programa tem por finalidade capacitar educadores para saber lidar com os problemas concernentes ao uso de entorpecentes por parte de alunos.

Nesta Edição, o Colégio Plínio Carneiro recebeu o Sargento Sérgio Freitas de Teofilândia. Um profissional dedicado e que já se tornou um referencial no que diz respeito ao combate às drogas na região sisaleira. O sargento, além de policial militar, também é um educador. Licenciado em geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem utilizado sua desenvoltura para estar nas escolas num trabalho preventivo buscando a sensibilização de todos quanto ao perigo do envolvimento com as drogas.

Foto: Reprodução Facebook
Já são centenas de palestras ministradas por este profissional que vem fazendo um diferencial muito grande na vida de todos que assistem a suas palestras. É interessante a forma com que o mesmo as ministra. Com sua forma de se expressar, bem como o material que apresenta, faz com que todos possam ao mesmo tempo adquirir conhecimento e participar de seu trabalho.

Na oportunidade, o sargento abordou o tema “Drogas Lícitas e Ilícitas” dando um enfoque maior para o uso da bebida alcoólica, que, segundo ele, seria a droga que mais mata no mundo, devido, principalmente, aos acidentes de trânsito. Ainda segundo o Sargento Sérgio, a bebida alcoólica seria responsável por mais de 10% das mortes dos jovens em todo o mundo, e mata mais do que a AIDS e a tuberculose.


O sargento chama uma atenção especial quanto à ingestão de bebida e a utilização de motos. Em entrevista, o mesmo declarou que: “muitas vidas estão sendo dizimadas por conta da combinação de bebida alcoólica e direção, sobretudo a utilização de motos. O que se percebe é que as pessoas quando se envolvem acidentes, quando não morrem, muitas vezes, ficam com seqüelas para o resto da vida”. 

Quanto às drogas ilícitas, fora discorrido sobre a maconha, a cocaína e o crack. Que, segundo o Sargento Sérgio, seriam as drogas ilícitas que estão mais “próximas” da sociedade. A maconha, segundo ele, das drogas ilícitas, seria a mais consumida no mundo. E esta, em particular, não é tão inofensiva como muitos pensam. Nesta haveria a presença do Alcatrão, a mesma substância que é encontrada no cigarro normal e que é uma das responsáveis pelo câncer do pulmão. Ainda segundo o sargento: “a maconha afeta a capacidade de aprendizado e a memória das pessoas que a consomem porque, dentre outros fatores, os neurônios estão sendo exterminados a cada cigarro fumado. Os neurônios são as células responsáveis pela construção do conhecimento e memorização. E, por se tratar de células nervosas, elas não se reproduzem, uma vez mortas a pessoa vai ficar sobremaneira prejudicada”. 

O Crack, por sua vez, também tem exterminado muitas vidas. Segundo o sargento, basta, tão somente, a pessoa experimentar, ela já tem mais de 90% de chance de se tornar um dependente. Em entrevista à nossa redação o Sargento Sérgio disse que: “o Crack foi a maneira pela qual se buscaram tornar a cocaína mais acessível. Pois, ele é a mistura da pasta base da cocaína com Bicarbonato de Sódio, e, assim, se tornou uma droga ainda mais destrutiva. A pessoa ao utilizar o Crack leva poucos segundos para ficar sob o seu efeito, que dura em torno de 5 a 10 minutos, e depois faz com que a pessoa entre em um estado depressivo necessitando voltar a fumar a droga novamente”. Ainda segundo o sargento, o Nordeste seria a região que mais consome o Crack no Brasil, devido, principalmente, à baixa educação, bem como a exclusão social. E que, o principal motivo de envolvimento com as drogas seria a influência de falsos amigos.

Foto: Reprodução Facebook
O Colégio Plínio Carneiro está de parabéns pelo nível do evento realizado. Parabéns a toda equipe que esteve à frente desse programa. Um programa que tem ajudado muito no combate ao uso das drogas. O 16º Batalhão de Polícia Militar merece reconhecimento  pelo excelente trabalho que tem desenvolvido, através do Sargento Sérgio, nas diversas escolas de nossa região. Um excelente profissional que honra a camisa que veste. Que este educador para que continue sempre nessa batalha em prol das crianças e jovens.

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário