Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sessão da Câmara de Vereadores de Barrocas: Causou certo espanto, a dedicação do vereador Antonio Lima do (DEM) na defesa do Secretário de Saúde Gerival Moreira (PT).


Iniciada com as cadeiras praticamente vazias a Sessão da Câmara de Vereadores de Barrocas do dia 18 de setembro teve como tema mais comentado, a vindas de políticos e candidatos a cidade, e como momento mais marcante a defesa do Secretário Municipal de Saúde o petista Gerival Moreira (PT), feita pelo vereador de oposição Antonio Lima (DEM).

O vereador José Santiago falou das ações do COSISAL que serão executadas em Barrocas, citou dois eventos políticos que participou e disse não levar em conta lado político. Sobre o evento de ACM Neto, Nítinho disse que o público aplaudiu o prefeito da capital do estado. As limpezas das aguadas e açudes foram notadas pelo vereador; “Eu fui lá para eu ver se realmente estavam fazendo um bom trabalho e notei que naquela região ali eles estão realmente aproveitando onde é que tira cascalho e botando nas estradas e no Curralinho começou a limpeza daquele açude e tiraram muito barro naquela região, separando o barro que não podia ir para a estrada e separando o outro do que é cascalho e colocando nas estradas” destacou. 


O vereador Gerinaldo Moreira lembrou da confraternização e visita dos candidatos apoiados por ele e seu irmão Gerival e citou o Ex-Secretário de Saúde Estadual Jorge Solla como um homem que fez muito pela saúde de Barrocas enquanto Secretário; “As ações aconteceram e estão aí sendo executadas e algumas prontas no município, dentre elas eu destaco a grande obra de Reforma e Ampliação do Hospital Municipal que tem uma contra partida importante da Prefeitura Municipal e um grande percentual do Governo do Estado” frisou. O Edil citou a Farmácia Básica, Posto de Saúde do Cedro e Santa Rosa que segundo ele Solla ajudou na parte de documentação e ainda na liberação de Ambulância. Parabenizou todo Governo Administrando com o Povo e Governo Estadual pelas lutas e ações. O petista Parabenizou 'a truma' que organizou a vinda do Prefeito de Salvador ACM Neto e lideranças políticas como o candidato a Deputado Estadual Bruno Reis e candidato a Deputado Federal Paulo Azi. 

O Vereador Antônio Lima, se mostrando indignado, citou cirurgias conseguidas por um político em Hospitais Públicos (ex.: Cleriston Andrade), para uma mãe e disse que políticos Barroquenses não estão se importando para a saúde do povo. Parabenizou os dois eventos políticos acontecidos na cidade, disse que se impressionou com a quantidade de gente na Carreata do domingo; “foi realmente uma surpresa pra mim e pra o povo que esteve presente" sobre o ato no clube, comentou "Eu prestei bem atenção nas falas de ACM Neto e ele com aquele carisma que ele tem, falando para o povo mais ou menos o que eu falei aqui na sessão passada, o que começando pela emancipação que foi feita pelo Avô dele, Senador Antonio Carlos Magalhães (In memoriam) e praticamente parando nas ultimas obras, como eu citei várias obras”. 


O Vereador Miguel Carvalho, disse que algumas vezes se sentia crucificado devido às cobranças, mas disse que vereador não tem poder de mandar executar, apenas solicita e faz indicação de projetos. Lembrou que fez um pedido para a o Ateliê As Marias da Associação Desenvolvimento Comunitário do Cedro, disse que é uma das Associações mais injustiçadas pelo atual governo; “Nós temos tentado de todos os meios uma ajuda do prefeito Almir a esta associação da comunidade do Cedro e não temos êxito até hoje só foi às vezes promessas e nem promessas” lamentou. Miguel citou uma contra partida de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais) que segundo ele não foi paga e falou que irá protocolar um pedido na secretaria da casa pedindo ao Prefeito Almir uma doação de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a Associação construir a sede própria. 
O vereador disse que tem conseguido equilibrar a saúde na cidade conseguindo cirurgias em Hospitais de Feira de Santana; “Eu tenho no mínimo 10 amigos médicos que me atendem como se fosse filho” exaltou. 

O vereador Adelson da Saúde preferiu não se prolongar em seu discurso, comentou o caso ocorrido na ultima sessão com o povoado de Baraúna do Rumo e disse que esteve visitando a comunidade de Curralinho, o vereador aprovou a limpeza de tanques e barragens feita pelas máquinas que chegaram ao município. Criticou algumas pessoas que segundo ele, fazem politicagem contra o trabalho de pessoas sérias. Falou que pediu que fizesse a limpeza de um tanque público chamado ‘Tanque da Cacimba’ e disse que não obteve êxito, mas não sabe o por que; “Tem que tem que ganhar a eleição ganha com méritos, determinação e não com enrolação de alguns políticos” desabafou. 


O vereador Zé Inácio falou da visita dos dois grupos políticos ao município e disse estar preocupado com a segurança de Barrocas e da região do sisal; “Pedi muito a Deus que nos dê força e abençoe a todos nós para não sermos vítimas”. O vereador comentou ainda que 'parece que a vagabundagem quer tomar conta da polícia nos dias atuais' lamentou. 

O embate esquentou mesmo foi nas fala do Presidente da Câmara de Vereadores Eclécio, conhecido como Kekeu de Dãozinho. 

No inicio de seu fala pediu a população para prestar atenção em quem votar e disse que que depois das eleições os candidatos eleitos deveriam voltar e ajudem a cidade. Neste momento o vereador Nítinho brincou que ele (Kekeu) teria assistido a vinda de ACM Neto à cidade. poe sua vez Eclécio procurou responder o colega dizendo que estava com amigos no restaurante do seu e irmão e disse não ter nada haver e também nada contra. Kekeu lembrou que recebeu o convite da coordenação da campanha do PT e não foi ao evento, segundo ele por causa de “blogueiros politiqueiros” do município que têm, segundo ele causado problema entre amigos. 


O Presidente lembrou de duas pessoas importantes na luta para o município e disse; “Um grande experiente político de Barrocas, Joseval Mota, na minha opinião muito injustiçado pelo povo, mas foi a vontade do povo e isso devemos entender, o outro é Antônio Ezequiel, que ajudou muito a cidade a ser o que ela é hoje” lembrou. 

Vereador do Democrata defende secretário de saúde com unhas e dentes 

Em dado momento da sua fala, o Presidente Eclécio Pediu que o vereador Antônio da Loja relembrasse o fornecimento da alimentação do hospital, em resposta o vereador defendeu o atual secretário de saúde Gerival Moreira; “Eu inclusive não quero nem culpar ao secretário porque ele vem buscando sim organizar a situação, mas infelizmente não recebia, e empresa o senhor já foi comerciante e sabe, todo mundo que vende tem que receber”. Segundo Antônio da Loja o pagamento foi feito, mas pagou pouco mais de 10% do valor e durará menos de um mês. 

Antonio Lima disse que o Secretário de Saúde vem sendo prejudicado dentro da prefeitura “Secretário Gerival ele vem procurando organizar, mas chega lá dentro é barrado por ‘A’ ‘B’ ou ‘C’”.  

Em resposta Kekeu foi firme em dizer que o Secretário é dono da pasta e se qualquer problema acontecer ele tem que correr atrás da solução. O democrata Antonio Lima mostrando estar totalmente a favor do Secretário petista retrucava qualquer questionamento feito pelo presidente da câmara. 


Miguel Carvalho entrou no debate e questionou ao colega de cadeira, qual empresa estaria responsável pela distribuição e Antônio respondeu; “Uma parte é a Antonio Marcelo”. 

Guel pareceu estar em cima do muro, ou mesmo não entender; “Eu tenho certeza que jamais o Secretário de Saúde iria receber a mercadoria e se omitir de pagar ou estar exercendo uma pasta como eu disse aqui várias vezes, eu só assumiria uma pasta ou qualquer setor de qualquer empresa se eu tivesse autonomia para resolver”. 

O democrata Antonio da Loja em mais uma tentativa de defesa declarou; “Eu presenciei também Gerival tentando empenhar as notas várias vezes e simplesmente à pessoa que fica responsável para fazer os empenhos não fazia porque não tinha sido mandado fazer por ‘A’ ‘B’ ou ‘C’”. Kekeu disse se preocupar com a situação do hospital, e disse saber o que representa o povo. 

O irmão do Secretário de Saúde Gerinaldo Moreira com a palavra disse não iria defender o secretário; “Diante do discurso e da explicação do vereador Antonio eu dissimulo qualquer tipo de defesa da Secretaria de Saúde, qualquer tipo de defesa do secretário porque eu já me dou por satisfeito” discursou. 


Assim foi a Sessão da Câmara da quinta-feira dia 18, vale lembra que nesta quinta-feira (25) tem Sessão, às 16 horas. Participe e tente entende como funciona o Legislativo Barroquense e suas particularidades.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário