Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Barrocas: Saiba como foi a última Sessão da Câmara de Vereadores da quinta-feira dia 11


Aconteceu na quinta-feira dia 11, às 16 horas, a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2014. Entre os assuntos e temas debatidos, os vereadores tinha na ordem do dia o PROJETO DE LEI Nº 019/2014 que Autoriza abertura de credito especial ao Orçamento Anual de 2014, na forma que indica e dá outras providências.

O vereador João Luiz Damião (DEM), foi o primeiro a falar. Dudinha como é conhecido parabenizou as máquinas que estão trabalhando na ampliação e limpeza das aguadas, destacou o bom serviço que vem sendo feito com o material retirado que vem sendo utilizado para melhoramento das estradas, segundo ele quem ganha é a população, porém o edil disse não saber de que se trata as máquinas, que andam até dizendo que foi um deputado que mandou. Chateado, Dudinha também falou sobre um suposto comentário no facebook relacionado ao Posto de Saúde de Minação; “...Quando foi postado no face, que o posto de saúde de Minação recebeu R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para ser construído e por motivo do vereador Dudinha, por causa do quiosque do filho, por que eu não aceitei demolir o quiosque que não foi construído e então ia devolver R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) porque não tinha o terreno para construir...” e prosseguiu “...Isso é uma covardia que não se declarou quem era a pessoa, mas eu quero aqui deixar claro que um Prefeito, ou um Secretário de Saúde ou Secretário de Obras para poder chamar a Drª. Nádia ou qualquer um engenheiro para poder fazer o projeto, que ele mesmo vá medir o terreno, foi feito um projeto sem medir o terreno. Minação hoje tem mais ou menos pra não ‘bolir’ no quiosque tem uns 4m que dá pra construir...”. Segundo o vereador a situação se repete em outros povoados, mas andam dizendo que só a verba de Minação vai ser devolvida. Ainda segundo o vereador, o posto de saúde se não funciona bem não é devido a sua estrutura ou porque precisa reformar e ampliar, tá faltando é profissionais para atender a população.

O vereador Waldir Ferreira (PR) salientou os projetos de pavimentação no Município e se referiu a Baraúna do Rumo, vale destacar que moradores da comunidade foram a Sessão cobrar a pavimentação do povoado; “Então nós vereadores a gente estamos sim atentos e cobrando, mas infelizmente o recurso não está nas nossas mãos para executar as obras necessárias” lamentou, “...sabemos dos anseios da comunidade, não só como Baraúna do Rumo, muitas outras comunidades também...” declarou. Dida citou uma conversa com o Prefeito Municipal José Almir, pediu a presença dos moradores em uma reunião para tratar do desenvolvimento da comunidade que será realizada na terça-feira (16) a partir das 17:00h. O Edil também revelou que  fez pedido ao COSISAL para a construção de uma aguada no povoado do Periquito. 

Antônio Lima (DEM) falou que alguns povoados precisam de calçamento, criticou novamente pavimentações em estradas que segundo ele tem acontecido com frequência e disse que já fez várias indicações para o Povoado de Baraúna do Rumo; “Minha primeira indicação que eu fiz como vereador foi a pavimentação de Baráuna do Rumo, minha primeira indicação foi um pedido de pavimentação de praça e parque infantil...” O vereador disse que o prefeito não escuta o poder legislativo; “Na verdade o prefeito não olha, não vê, não escuta o vereador, ele não escuta, ele escuta o grupo que tem cercado por ele lá, ele não escuta o poder legislativo” esbravejou. 


Ao final o vereador conhecido como Antônio da Loja falou sobre a saúde e disse que a máquina de Raio-X chegou vencida no Hospital; “Mas o problema principal no momento seria pegar esse dinheiro todo que tão pensando em construir e equipar os hospitais...por exemplo máquina de raio-x que compraram pra ir para o hospital já foi vencida, não presta, já chegou vencida” declarou.

O petista Gerinaldo Moreira também falou sobre a Baraúna do Rumo, em torno do Projeto de Pavimentação da comunidade salientou que fez junto com o vereador Antônio da Loja que em sua fala esqueceu de citar o companheiro de legislativo, e confirmou a “dobradinha” no inicio do mandato. O vereador disse que a população não sabe um terço da luta nos bastidores políticos de um vereador para que ações aconteçam; “Eu não acredito no trabalho onde a carroça está na frente do jumento” filosofou. O vereador também falou sobre a possível pavimentação do Povoado de Terra Nova,e demostrou desconfiança com a obra; “Eu não vou dizer que uma pavimentação que chegou meio fio vai acontecer, acabava de dizer ao pessoal de Terra Nova que nós ainda não temos motivos, razões, circunstância e legalidade para iniciar uma obra em Terra Nova, eu digo isso com toda segurança, e porque tem meio fio? – Porque ‘botou os meios fios’ mas não tem meios reais, lógicos para começar uma obra, então eu sou muito claro no que eu devo estar falando aqui”. Na Sessão anterior Miguel Carvalho (oposição) havia dito que visitou a comunidade na companhia do Prefeito e que o mesmo garantiu a pavimentação do povoado como forma de evitar problemas na obra da Câmara de Vereadores.

Miguel Carvalho iniciou agradecendo as chuvas. Igualmente o colega Antônio da Loja criticou a pavimentação de estradas no município e disse que secou os argumentos para falar com o prefeito. O vereador questionou onde estão todos os carros locados no município e pediu ao presidente da Câmara de Vereadores, Eclécio conhecido como Kekeu para fazer um oficio a Prefeitura e a todas as Secretarias “Para que o Prefeito e todos secretários municipais, todos, mandem para esta casa na próxima quinta-feira  (18) disponibilizando em um ofício quais são os carros que estão aqui locados no município, que toda secretaria em Barrocas tem carro, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, Secretaria de Obras, Secretaria de Ação Social, todas as secretaria tem uma listagem enorme de carros locados para rodar” declarou. 

O Vereador Adelson da Saúde relembrou que Barrocas avançou muito na atual gestão, disse que a antiga gestão também trabalhou bastante, porém fizeram-se muito nos povoados maiores e esqueceu-se dos que estavam em desenvolvimento; “Faltou aqui 26 localidades, onde não colocaram um paralelepípedo em 8 anos, não foi porque não quis, foi porque não teve como fazer, eu lembro as comunidades que tinham mais obras eram as maiores: Rosário, Minação, Nova Brasília, Ouricuri, Lagoa da Cruz, Ladeira e Curralinho, essas localidades receberam benefícios nos oitos anos da gestão, mas as comunidades pequenas nenhuma receberam. Então hoje eu digo as comunidades pequenas que receberam benefícios; Umbuzeiro tá praticamente todo calçado, Boa União, Lagoa Redonda, Alambique é o cartão postal do município, onde hoje tem a praça toda calçada, além de Toco Preto, Barreira, Periquito, Cedro recebeu beneficio, Lagoa do Velho, Alto Alegre, Santa Rosa, Riacho Grande está recebendo agora, Velho Domingo, Bom Gosto e Baraúna do Rumo receberam e merecem”. Alguns que faltam algumas coisas como ainda Baraúna do Rumo, Terra Nova, Brasileiro, Lajedinho, Sossego, Tanque Bonito, Alto da Porteira Passeio e muitas outras, é claro que ainda faltam 2 anos e 3 meses de gestão. 


Adelson rebateu o colega vereador Antônio Lima, afirmando que aparelho de Raio-x não tem data de validade; “Houve a questão vereador (se referindo a Antônio Lima) onde o Sr. falou que o aparelho de Raio-x chegou no hospital vencido, que eu saiba o aparelho não chega vencido. Eu procurei saber sobre esse aparelho de Raio-x com Tairone que é um ótimo profissional, Amilton que opera o aparelho, um excelente profissional, a menina que trabalha hoje Evanice da Santa Rosa, vários médicos, assim esse aparelho que tem no Hospital Municipal de Barrocas é um dos melhores da região, porém é claro que não é aparelho pra você fazer um raio-x de coluna e receber digitalizado com o laudo, é um aparelho emergencial, mas que atende a todos”. 

As falas dos vereadores que acompanhamos estiveram focadas na comunidade de Baraúna do Rumo, simplesmente porque moradores do Povoado foram a Sessão reivindicar, então aproveitamos para lembrar aos munícipes da importância de ir às Sessões às quinta-feiras sempre às 16 horas.

Obs.: Enquanto cobria a Sessão, nossa equipe recebeu um chamado de urgência e precisou se deslocar para um local onde aconteceu um acidente, ficando a fala do 1 ° Secretario Zé Inácio e o Presidente da Câmara Kekeu de Dãozinho sem registrar.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário