Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2018

PROERD - Programa de resistência e combate as drogas e violência é implantado em Barrocas

Representantes do Poder executivo, secretaria municipal de Educação, CMB, Conselho Tutelar 
Policia Militar participaram da reunião - Foto Reprodução

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola, poder público e familiar com intuito de direcionar jovens e adolescente a evitar influências negativas ligadas à drogas e a violência. Na sexta-feira (3 de agosto) será o primeiro encontro com estudantes do 7º ano do Colégio Municipal de Barrocas.

Para a Policial Militar, psicologa e habilitada para ministrar o programa, Radilma Queiroz, um dos objetivos é conscientizar crianças e adolescentes sobre o risco das drogas: "trabalhamos com a prevenção as drogas e a violência nas escolas, com esse programa conseguimos fazer com que as crianças possam identificar, resistir e se livrar das drogas e de praticar violência. Fazemos palestra com os pais, envolvendo pais e a escola". 


Barroquense diz que programa
 conscientiza jovens das ciladas da
bebida e das drogas
Foto - Arquivo Pessoal
A jovem barroquense Luana Santos, teve contato com o programa na adolescência na Escola Classe 02 do município de Ceilândia, Sul em Brasília, hoje morando em Barrocas, reforçou a importância de jovens vivenciarem a temática do programa: "Esse projeto é muito importante, eu fiz PROERD em Brasília no meu tempo de escola e me conscientizou muito, além de ficar atenta a todas ciladas do álcool e das drogas.".

Radilma explica que aplicou o PROERD nos município de Serrinha, Araci, Lamarão e Biritinga e obteve resultados positivos: "crianças que passam pelo programa conseguem tomar posições, identificar e dizer não diante de influências negativas". 

Luana relembra a metodologia aplicada, com vídeos e história com situações reais, como identificar e ajuda a compreender o perigo das drogas: "recebíamos a cartilhas com as problemáticas gerando um debate e conscientização, com orientação do sargento, fala de todo tipo de drogas do cigarro ate ao crack, bebidas. Enfim conscientiza mesmo" destacou.

O PROERD é uma adaptação brasileira do programa norte-americano criado no Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983. Na grade, que foi implantada no Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, estão previstas aulas ministradas por policiais treinados e fardados, que se voluntariam a participar e desenvolver atividades junto às escolas.

O programa atenderá jovens e adolescentes devidamente matriculados na rede municipal de ensino, de inicio com estudantes da 7º série dos períodos vespertino e matutino do Colégio Municipal de Barrocas durante três meses, e posteriormente crianças do 5° ano do Grupo Escolar Agenor de Freitas.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

1 comentário:

  1. E isso ai vamos combater essas drogas pq muita jente esta perdendo a infância á adolescência e a família!! Se precisar de alguma entrevista conte comigo pq sou á prova viva disso e graças a Deus e minha famfamilia estou liberto

    ResponderEliminar