Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Biritinga também comemora aniversário neste 23 de abril

Assim como Teofilândia, Biritinga comemora hoje 58 anos - Foto: Reprodução
Em 23 de abril de 1962, o senhor Salvador Fabiano de Carvalho, morador e fazendeiro local, lutou junto com a comunidade e conseguiu elevar o então distrito á categoria de cidade pela Lei nº 1.684 de 23 de abril de 1962, com o nome de Biritinga. O município localizado no Território do Sisal da Bahia, segundo estimativa do IBGE, tem população estimada em 16 mil habitantes. A região onde hoje localiza-se o município, era anteriormente habitada pelos índios Biritingas.

História: João Pedreira fundou em 1822, nas terras pertencentes à Sesmaria de Biritinga a Fazenda Bebedouro, 9 km distante da atual cidade de Biritinga. Em 1864 já havia um pequeno núcleo que pertencia ao município de Inhambupe, sendo criado distrito pela Lei provincial nº 1.267 de 8 de abril de 1873 com a abertura da estrada real pelo agrimensor provinciano Joaquim Nobre da Silva Basto, ligando Alagoinhas a Monte Santo. A estrada passou a cortar as terras hoje pertencentes ao atual município de Biritinga num lugar denominado Manga, onde havia água em abundância.

Segundo informações do Wikipédia, devido ao movimento da estrada, foram atraídos os primeiros moradores onde fixaram residência, entre muitos, o casal Manoel Pinho e Maria Pereira, construindo a sua primeira casa comercial. O povoado de Manga foi oficializado pelo ato estadual de 16 de abril de abril de 1890, mas o distrito de Biritinga foi anexado ao município de Serrinha dois meses depois do ato estadual. Naquele mesmo ano, outro ato de 6 de junho também anexava o distrito a Inhambupe, mas não foi executado. Foi então transferida a sede do distrito para o lugar denominado Manga, com o nome de Biritinga.

Distante 193 km da capital, atualmente o município tem como prefeito o funcionário público, Antonio Celso Avelino de Queiroz (PDT), natural de Barrocas. 

@ Nossa Voz - Da Redação / Com informações do Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário