Páginas

domingo, 12 de abril de 2020

Professor barroquense dedica tempo registrando os astros e suas fotos ganham destaque na internet

Fotos: Dawson Queiroz - Reprodução
Com os equipamentos posicionado para o céu, o professor barroquense Dawson Queiroz, registra e compartilha em suas redes sociais verdadeiras obras de arte e recebe elogios pela sensibilidade em capturar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu.

Aproveitando o tempo livre com a quarentena, Dawson Queiroz, professor da rede estadual de ensino, une as duas paixões, a fotografia e a astronomia. O hobbie do professor chama a atenção e rende comentários positivos nas redes sociais a respeito das belas imagens registradas por ele.

"Apresentando a espécie de mandacaru 
que dá Luas!" Foto: Dawson Queiroz
A captura das imagens, principalmente dos objetos celestes, exige técnica apurada, desde utilizar os recursos de sensibilidade ISO, velocidade disparo da câmera, mas também muita paciência, pois é preciso alinhar o equipamento no modo correto, enquanto a terra faz seu ciclo natural de girar, as vezes mudando totalmente o alinhamento entre o objeto, equipamento e fotografo. 

Do bairro do Cedro, onde mora, afastado da luminosidade do centro de Barrocas, Dawson utiliza um telescópio GSO 300mm, batizado por ele como Zeus, e uma câmera t2i, o barroquense se especializou na astrofotografia, modalidade da fotografia especializada em registrar o céu e suas particularidades.

Um dos símbolos do Território do Sisal, recentemente o mandacaru também foi objeto do olhar do professor, na imagem acima a lua aparece entre a planta espinhosa do sertão.

Para conseguir extrair o máximo das fotografias, Dawson explica que trabalha na madruga, por vezes espera por horas, na expectativa do momento certo para conseguir bons resultados. Insistência e persistência o acompanham, a teoria é obrigatória, mas a prática e amor conduzem as fotografias do professor, que entre erros e acertos diz que tem aprendido bastante: "Tão surpreso e feliz comigo mesmo" escreveu em relação a uma das suas fotografias.

E chegou a Lua cheia na Bahia! Agora, terça-feira (7 de abril)
Foto: Dawson Queiroz
Abaixo está o mais recente  registro da tempestade de raios durante a sexta-feira (10) no céu do interior baiano. A sequencia de cinco raios impressiona, que aconteceram um após o outro. O fenômeno natural clareou o céu do município de Barrocas e pode ser visto por outras cidades do Território do Sisal. 

Sequência de 5 raios nessa pegada que
aconteceram um após o outro - Foto: Dawson Queiroz
Conheça o trabalho do barroquense, em seu instagram (@dawson2muse) ou no facebook

Da Redação - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário