Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Município de Teofilândia completa hoje 58 anos de sua fundação.

Imagem Reprodução - Fonte: Teofilândia Acontece
Teofilândia obteve sua emancipação política e administrativa em 23 de abril de 1962, através da Lei Estadual nº 1.685, o primeira prefeito foi, Waldemar Ferreira de Araújo (1963-1966).

A história: Segundo pesquisa, foi por volta do ano de 1723, que devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros de uma antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros teriam parado próximo a uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga), onde acabaram dormindo. Ao acordarem e não encontrarem o gado, eles seguiram o rastro dos animais e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumulava água, formando caldeirões ou tanques de pedras. Lá estavam não só os animais que eles pastoreavam, mas também outros, pastando e bebendo dos tanques. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que haviam encontrado um caldeirão, ou Tanque de Pedras.

Ainda de acordo com o Wikipédia, os irmãos João Manoel e Manoel João transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta; José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa e outras vieram em seguida. Com a chegada de mais moradores, o local passou a ser chamado de Arraial de Pedras. Em 1953 foi transformado em distrito com o nome de Itapiru, que pertencia a Serrinha. Alguns anos depois, foi elevado à categoria de cidade e denominado Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, o contador do Estado Joaquim Teófilo de Oliveira.

Distante 205 da Capital, atualmente o município tem cerca de 25 mil habitantes e tem como prefeito o empresário Tércio Nunes Oliveira (PDT), que administra a cidade pela segunda vez, a primeira entre 2009 à 2012.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Informações Wikipédia / Teofilândia Acontece

Sem comentários:

Enviar um comentário