Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Flor do Mandacaru: Escolas barroquenses prestam homenagem ao Povo Nordestino nos festejos juninos.



No período do mês de junho as Escolas do município de Barrocas desenvolvem o Projeto: “Flor do Mandacaru: Os Festejos Juninos como representatividade do Povo Nordestino”. Esse ano as atividades desenvolvidas tiveram sua culminância no dia 14 de junho. Com a ajuda integrada dos vários segmentos da escola (diretores, coordenadores, professores, alunos, famílias) foi desenvolvido em todas as escolas municipais desde as de pequeno porte como as de grande porte como o Centro Desembargador Júlio Virgíneo e o. Colégio Municipal de Barrocas 


Com uma maneira diversificada e estimuladora realizou-se o desenvolvimento de atividades artísticas, em que o aluno pode criar, buscando informar-se sobre o surgimento das festas juninas, a rica cultura do povo nordestino, realizando atividades que possibilitaram valorizar e preservar os diferentes modos de agir e pensar, vestir, falar e organizar o dia-a-dia da região em que moramos.


As manifestações culturais de um povo devem ser referenciadas também no ambiente escolar. Elas são uma forma de fortalecimento, resistindo, assim, ao apelo banal da mídia que tanto padroniza o gosto musical, a maneira de vestir, pensar e ver determinados modismos como mais importantes em detrimentos de outros mais sólidos e verdadeiros, na vida real de determinadas pessoas. 


Buscou-se com este projeto colaborar com a Cultura Sertaneja, homenageando aquelas que constituem este pais, os “Sertanejos e Caipiras” com suas vidas e seus trabalhos, suas historias de sofrimentos e lutas, de conquistas e perdas e um estudo da festa junina relembrando com os alunos o legado de nossos antepassados, sob o ponto de vista cultural e religioso ressaltando que o patrimônio humano da noção é o bem maior a ser cuidado, protegido e promovido.


Informação e Fotos: Coordenadora Elisangela, Texto: Gildeverson Bispo 

Sem comentários:

Enviar um comentário