Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PRIMAVERA BRASILEIRA COM FLORES BAIANAS!

Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
Nos últimos dias o Brasil tem marchado pelas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos. Alguns gritos de ordem entoaram e despertaram do silêncio após o fim dos tempos sombrios da ditadura, outros ainda continuaram assíduos desde aquela época.
 Pude vivenciar de perto a manifestação que aconteceu no último dia 17 (segunda-feira) em Salvador. De início, na Avenida ACM, um dos principais pontos de movimentação da capital baiana, milhares de pessoas alertaram para a manipulação diária da qual o movimento é vítima. A mídia como um todo distorce e criminaliza as medidas do movimento que se alastrou pelo país, trazendo consigo milhões às vias públicas. A cidade havia parado para ver passar os descontentados, os manifestantes.
Neste despertar político em escala continental, nós, brasileiros, levamos nossos cartazes e caras pintadas em verde e amarelo. Rejeitamos a Copa em detrimento de mais investimentos na saúde, educação e segurança, mesmo os meios de comunicação diminuindo o movimento ao simples fato de, supostamente, reivindicarmos a diminuição da tarifa dos transportes. Tanto é verdade que Salvador não havia entrado no conjunto de cidades brasileiras que haviam aumentado o preço das passagens dos ônibus municipais. QUEREMOS MELHORES SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA!
Enquanto isto, a televisão, principalmente, tenta tratar tudo a “panos quentes” focando nos vinte centavos reduzidos das passagens no Rio de Janeiro, e em outros valores em outras localidades. Tentando deslegitimar as manifestações através do enfoque em pequenos grupos que cometem vandalismo e se infiltram no meio das passeatas. O gigante, composto por cerca de 190 milhões de brasileiros, acordou! Somos explorados e vítimas todos os dias. Quando os preços sobem, quando mais impostos são criados, quando nos faltam professores por conta da baixa remuneração e péssimas condições de trabalho, quando nos faltam médicos, quando você, trabalhador(a) tem que esperar (injustamente) para ter acesso a algo que lhe é direito.
Cansamos de alimentar as filas de espera, agora alimentamos as manifestAÇÕES! Vi as pessoas acenarem em apoio ao nosso protesto. Sentamos nas avenidas, recebemos incentivos dos motoristas que estavam parados em seus carros que nos aguardavam passar. As buzinadas foram constantes: eram apoio! Saímos da inércia, despertamos do sono da conformidade.
Hoje, dia 20 de junho, às 14:00 horas vai se iniciar mais uma manifestação em Salvador, saindo do Campo Grande em direção à Fonte Nova. Vamos às ruas! Estamos florindo numa primavera nova, numa primavera brasileira, num desabrochar na busca por mais direitos!

Itan Cruz Ramos - Um barroquense!

Sem comentários:

Enviar um comentário