Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

Barrocas: Caminhada comemorou o dia da luta antimanicomial.


Na manhã da sexta-feira (17) foi realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS) Barrocas/Lamarão, uma caminhada em comemoração ao dia da luta antimanicomial que é comemorado no Brasil no dia 18 de maio, data em que os portadores de transtornos mentais ganharam o direito ao tratamento inclusivo, sem precisar de isolamento da sociedade. Participaram da caminhada, profissionais, usuários e familiares. 

A caminhada se iniciou em frente ao CAPS I, percorrendo as principais ruas da cidade, por onde passou o movimento chamou a atenção, alguns pacientes carregavam faixas e todos faziam muito barulho com apitos. Na caminhada foram distribuídos panfletos informativos, esclarecendo a população o que é o CAPS, pois infelizmente ainda há preconceito, como nos disse uma profissional da área; “nossa caminhada tem como objetivo lutar pelos direitos desses pacientes e mostrar a população que elas são normais, e não podem ser excluídas da sociedade e sofrerem com piadas maldosas por ter um transtorno mental, o que muitos precisam é de oportunidades para demonstrar a capacidade de cada um em sua singularidade”. 

Houve uma breve pausa da caminhada na Praça da Matriz, onde todos os presentes foram homenageados pala escola de músicas, profissionais do CRAS também aguardavam para um momento de integração. Alguns usuários puderam mostrar suas habilidades com cantor interagindo com a escola de música.

(Em breve fotos)
@ Nossa Voz - Informações Berlane Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário