Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CEPPC – GESTÃO PARTICIPATIVA

O Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro está sob nova gestão. Essa será composta por José Denilto de Queiroz, juntamente com os vice-diretores Gean Gealvalter Silva Mota e Maria Cacília de Oliveira Mota, que tem como principal objetivo a implantação de uma gestão democrática e participativa. 

O diretor Denilto Queiroz, atua como professor ha 27 anos nessa Unidade escolar, atualmente lecionava a Disciplina Filosofia. Denilto é graduado em Licenciatura em Biologia (FTC EaD, pólo Barrocas - 2010) e Pós-graduado em Gestão Escolar (Instituto Pró Saber – 2012). Além de ter participado do curso de Formação de Gestores oferecido pela UNEB em 2008. 

Para a Gestão Democrática Participativa nos remete à democracia participativa. A Escola torna-se um local onde a troca de experiências é essencial, já que a participação e a autonomia devem acontecer de forma transparente desde os gestores, funcionários, pais e principalmente os alunos, respeitando a diversidade. Portanto, a democratização da gestão escolar sugere a superação de visão centralizadora, de decisão única. Assim as decisões tendem a nascer através de discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola num processo pedagógico vivo e dinâmico. Desta maneira, o professor Denilto defende a eleição direta, fazendo valer a democracia tão sonhada na escola pública do nosso Estado. 

Como já ocorre em outras escolas, o ano letivo já está em curso. O CEPPC está funcionando normalmente com todos os horários preenchidos. Além disso, a incorporação de mais dois professores efetivos licenciados em geografia: Adenilson Matos e Cleidson Mota, aprovados no concurso 2010. 


Com relação ao andamento dos projetos, estes terão continuidade, bem como a implantação de novos projetos. Projetos que já fazia parte dos planos e aspirações de alguns professores da escola, mas, aguardava o momento mais propício para executá-lo. Exemplificando: 


· A Rádio Escola, que foi inaugurada dia 29/04/2013 no turno matutino. Terá programação diversificada durante a semana em todos os turnos, durante o horário (intervalo) do lanche, com a participação e programação dos alunos, apresentação de trabalhos, mesa redonda, envios de recados e avisos, leitura de poemas, etc. Os principais objetivos são: estimular a busca do conhecimento, a autonomia, a liderança e as demais competências necessárias à cidadania no mundo atual; Desenvolver a expressão oral e escrita utilizando novas linguagens e novas tecnologias; Participar efetivamente da construção e transmissão da programação da rádio interagindo de forma criativa e crítica. 

· Reunião de pais e mestres – No passado, devido à falta de transportes para os pais se deslocarem até a escola, não acontecia com grande participação principalmente a zona rural. O novo projeto vem com a finalidade de criar setores regionais para facilitar a participação. Exemplo: Minação será o setor que contemplará alunos e pais de Curralinho, Bom Gosto, Toco Preto e Ladeira. Esse modelo de setor será implantado para as demais localidades. Nessas reuniões estarão presentes os gestores e alguns professores ao final de cada Unidade, onde serão apresentadas notas, assiduidade e comportamento do alunado. 

· Reuniões periódicas com Professores e Líderes de classe – Com a finalidade de analisar os problemas ocorridos em sala de aula, proporcionando assim uma participação na resolução dos problemas ocorridos na relação professor/aluno. 

· Implantação da manutenção preventiva com a finalidade de manter a escola em perfeita condições de uso e asseio, evitando despesas maiores. 


Dessa reflexão surgirão os caminhos a serem trilhados na ação educacional, materializados na forma de ações. 

Em poucos dias da implantação de novas idéias e ações, os alunos já percebem que o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro está de cara nova; “é uma pena que é nosso último ano, justamente agora que a escola está diferente, ficando mas organizada, bonita e interessante, os alunos que continuarem vão poder aproveitar bastante, eu mesmo estou adorando as novidades e mesmo que seja por pouco tempo vou também aproveitar” disse a aluna Engellys Queiroz do 3ª ano vespertino.

Sem comentários:

Enviar um comentário