Páginas

terça-feira, 12 de março de 2019

Depois de 'idas e vindas', enfim foi iniciada a tão esperada reforma do Cemitério Municipal de Barrocas

Foto: Reprodução Facebook (Jai de Barrocas)
Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura Municipal de Barrocas iniciou a tão sonhada obra de reforma e ampliação do Cemitério Municipal. Com a estrutura em péssimas condições, em vários momentos, inclusive em gestões anteriores, tando a população como líderes religiosos, se manifestaram na tentativa de sensibilizar os administradores (ver aqui).

A última indicação pedindo a reforma, foi apresentada e aprovada na Câmara de vereadores no dia 18 de abril do ano passado e foi feita pelo então Presidente da Casa José Eclécio (Kekeu de Daozinho). 

No mesmo ano, no dia 4 de setembro, um publicação do Diário Oficial do Município, informava a contratação de uma empresa para executar a obra com previsão de serem gastos cerca de R$200 mil reais (ver aqui). Na ocasião o JNV foi ao local e conversou com o coveiro que relatou a situação do cemitério: "Não tem mais espaço, caixão um em cima do outro" afirmou. O senhor Zito relatou ainda que sempre que tinha sepultamento ele precisava procurar alguma cova com mais de 5 anos pra cavar: "Já tem local que tem 2, 3 corpos, na mesma cova, porque não tem espaço" informou.

Foto: Reprodução Facebook (Jai de Barrocas)
Mesmo diante da situação, 22 dias depois, em 26 de setembro, o Prefeito Municipal anulou a licitação, o Diário Oficial publicou o Aviso de Anulação (ver imagem abaixo). No dia 2 de novembro, após a Missa de Finados, o prefeito José Jailson subiu ao altar da igreja católica e anunciou a reforma, em seguida utilizou as redes sociais para fazer o anúncio da reforma: "Foi assinada hoje na Igreja Matriz, a autorização para licitar a reforma e ampliação do Cemitério Municipal de Barrocas. Neste dia de luto e oração, vai aqui o meu abraço e que Deus conforte o coração de cada um de vocês" escreveu.
Imagem reprodução Diário Oficial
Passados mais quatro meses, na manhã de hoje o prefeito foi ao Cemitério acompanhado do Secretário de Obras Dionísio Firmo e sua equipe de comunicação, lá fez fotos e novamente utilizando as redes sociais, enfim anunciou o início da obra: "Hoje eu trago uma boa notícia para vocês que sempre me perguntam sobre a reforma do cemitério. Iniciamos nesta manhã a tão sonhada obra Por todos filhos dessa terra, que vai ganhar iluminação de LED, reforma dos muros, construção da capela com ar condicionado, banheiros e ampliação do espaço" escreveu.

Foto: Reprodução Facebook (Jai de Barrocas)
O gestor foi elogiado pela início da obra, dentre as pessoas que se manifestaram na postagem, o Padre Evandro Andrade, ex pároco do município, escreveu: "Um grande e necessário presente para os barroquenses. Sinal de respeito pelo sentimento das famílias e apreço pelas marcas deixadas por nossos antepassados".

Em diversas matérias o JNV mostrou a situação do Cemitério Municipal, no dia 1º de novembro de 2013, um dia antes do feriado de finados, publicamos: Cemitério Municipal de Barrocas há anos necessita de uma reforma (ler aqui) e (aqui)

@ Nossa Voz Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário