Páginas

sábado, 21 de agosto de 2021

Secretária de Saúde de Barrocas fala sobre idade mínima para vacinação está superior aos municípios vizinhos

Foto: Reprodução / Arquivo Jornal a Nossa Voz
Municípios do Território do Sisal da Bahia estão avançando com a vacinação contra a Covid-19 e a cada nova remessa de doses recebida, estão reduzindo a idade mínima para imunização. Alguns deles, exemplo de Teofilândia, localizada à apenas 16km de Barrocas, pessoas com 18 anos já estão sendo vacinadas. Neste processo, Barrocas está atrás de várias cidades circunvizinhas e por isso a população vem reclamando do suposto atraso, questionando o porquê da demora na redução da faixa etária. Atualmente a imunização para os barroquenses é a partir dos 26 anos.

Consultada na quinta-feira (19), a secretária de saúde Mylaide Rhavenna, explicou o fato do município ainda está nessa faixa etária: "Nosso município tem 100% de cobertura e com população cadastrada no prontuário eletrônico (e SUS). A distribuição de vacina vem do estado conforme quadro populacional, todos os nossos pacientes das idades de 29 anos acima estão vacinados, a não ser aqueles que não querem tomar as doses ou que não pode aparecer no dia agendado", informou.

Rhavenna ainda disse que para o processo de vacinação, os PSFs fazem listas da população cadastrada por idade e segue a lista que é entregue pelos agentes de saúde: "Os nossos PSF fazem lista de toda a população cadastrada por idade e seguimos essa lista que é dada pelos agentes comunitários de saúde e enfermeiras a risca, fazendo busca ativa de todos os pacientes", afirmou a secretária, sem deixar claro o porque da idade mínima ser muito superior comparando com cidades próximas. Os vizinhos municípios de Teofilândia e Araci, além de Biritinga já estão na faixa etária dos 18 anos. Conceição do Coité, já imuniza a população com 20 anos, e em Serrinha, as pessoas acima dos 22 anos também já estão sendo vacinadas.

Da Redação por Ana Clara Santos
Colaborou Rubenilson Nogueira 

Sem comentários:

Enviar um comentário