Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Ô Barrocas nossa, amada, querida, nossa terra nossa vida.


Difícil falar de Barrocas sem se embaraçar nas palavras, inexplicável o amor que sentimos por essa terra, lugar simples, de gente humilde, povo batalhador. 

Quem por aqui viveu, por aonde chegar, mesmo que sem o cabelo partido ou jogado de lado, logo é descoberto; Você é de Barrocas? Perguntam, e a resposta vem acompanhada de um sorriso no rosto; sou barroquense sim! 

Quem por aqui vive, vai logo dizendo onde chega, sou de Barrocas a terra do ouro, do sisal ouro verde, do Fluminense, do trem de ferro, dos trecheiros, e com tantos tesouros, o mais precioso o povo, o barroquense é desde pequeno uma “figura” feliz, alegre, criativo, trabalhador. Difícil uma grande obra deste imenso Brasil, não ter a marca de um filho deste pequeno lugar do interior da Bahia, homens de fibra que trabalha longe, bem longe, mas aqui constrói sua morada, o seu lar, aqui em solo barroquense. 

Casas bonitas, simples, mas luxuosas de estilo, construídas muitas vezes com o desejo de replicar o que é visto e admirado nos grandes centros onde a maioria dos pais de famílias barroquense passa a maior parte do ano. 

Aniversários, não só o da cidade, mas dos filhos, das esposas, das mães e dos pais, de amigos, são lembrados a distância por boa parte dos nossos lutadores, mas mesmo à distância eles carregam um sonho, o de voltar logo pra Barrocas. Pequena, mas grande para cada um dos 14.495 habitantes (IBGE), hoje é o dia de pensar, hoje é o dia dela, o dia em que nos tornamos livres, livres pra escolher nossos representantes, livres para ter uma Bandeira, um Hino, uma história, o nome no mapa. 

Hoje, 30 de março de 2013, completamos 13 anos de emancipação política de Barrocas. Quem era menino com ela cresceu e aprendeu que a cidade também é sua, quem era jovem está mais maduro e consciente, e quem já tinha experiência nos conta as bonitas histórias que nos leva a amar ainda mais Barrocas. Mas há aqueles que se foram e não comemoram com a gente, mas vibram ao observar de onde estiver o progresso de uma cidade que já não recebe ordens de outra matriz, pois ela é "A CIDADE", caçula, porém a mais bela e amada de todas. 

Parabéns a você barroquense, Parabéns a você Barrocas pelos 13º anos de sucesso, o nosso melhor presente é o nosso futuro, que será construído graças a um passado de lutas.

Por Rubenilson Nogueira
 Como você, um louco apaixonado por ela.

2 comentários:

  1. ESSA É A MAS LINDA DAS CIDADES BRASILEIRAS PARABÉNS ALMIR DE MACIEL PELO SEU BRILHANTE GOVERNO VC NÃO ROBERTO CARLOS MAS VC É O CARA UM ABRAÇO (GIVALDO MOREIRA).

    ResponderEliminar