Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Barrocas: Cristãos Católicos seguem a tradição e participam da Via Sacra


Este momento para a Igreja Católica é o tempo de transmitir uma mensagem de respeito e lembrar-se do amor ao próximo, reconhecer a dor e sofrimento de Jesus e reforçar o valor espiritual que Jesus nos ensina. 


A tradição segue cada vez mais forte e participativa, este momento de reflexão e peregrinação refaz os últimos passos de Jesus desde o momento de condenação, quando Jesus toma a cruz aos ombros, a queda, o encontro com sua mãe Maria, a ajuda de Cirineu a carregar a cruz, o momento em que Verônica enxuga o rosto de Jesus, a segunda queda , a consolação das mulheres piedosas feita por Jesus, à terceira queda de Jesus. Na décima estação Jesus é despido de suas vestes, em todo trajeto a Igreja encena e reflete o quanto Jesus sofreu por nós e nos ama de tal maneira. Na décima primeira estação Jesus é pregado na cruz, depois morre o nosso Salvador na Cruz, seu corpo é depositado nos braços da mãe Maria, e a ultima estação do dia Jesus é depositado no sepulcro. 

A Via-Sacra é dividida por 15 estações, desde a condenação até a ressurreição de Jesus, porém hoje, a 15ª não é vivida, visto que a ressurreição de Cristo se dará no Domingo. 


Este ano a Via Sacra teve partida do Bairro da Santa Rosa e percorreu pela BA-411 contando sempre com um número bastante expressivo de fieis, mesmo com o frio e a forte neblina o povo acordou cedo e participou finalizando dentro da Igreja da Matriz. 

Neste tempo de oração, silêncio, jejum os católicos poderão acompanhar a encenação, morte e ressurreição de Cristo, encenada hoje (18 de abril) por volta das 21h na Praça da Matriz dirigida pelo ator barroquense Renildo Ramos juntamente com mais 40 atores amadores da nossa cidade.




@ Nossa Voz - Fotos: Sidney Santos - Reprodução Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário