Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Barrocas: Banda Marcial 30 de Março se prepara para mais um desfile do 7 de Setembro. Neste ano, pela primeira vez serão dois pelotões

Ensaio da quarta-feira (28 de agosto) - Fotos Victor Santos
Desde o dia 12 de agosto, mais de 90 estudantes das escolas públicas municipais, alguns já com experiência adquirida em anos anteriores e vários principiantes, ensaiam pelas principais ruas do centro de Barrocas. Neste ano a Banda Marcial 30 de Março, está preparando dois pelotões para a apresentação no tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, dia da comemoração da independência do Brasil. 

Fato inédito em todas as edições, conforme explicou o professor aposentado, Raimundo Queiroz, desta vez a banda ensaia em dois pelotões. A iniciativa propõe colocar um grupo à frente dos pelotões e outro entre os demais blocos. Segundo Raimundo, essa novidade possibilita que os demais participantes do desfile, ouçam as marchas com mais intensidade: "como o som normalmente não estava chegando no final (do pelotão), resolvemos dividir para que com as duas bandas, todo desfile possa estar ouvindo muito bem o som". 

Professor Raimundo coordena um dos pelotões da Banda - Foto: Victor Santos
Chamando a atenção dos munícipes pelas ruas da cidade,  até o dia da apresentação, os jovens ensaiam as marchas tradicionais que norteiam os pelotões em direção à solenidade com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e fala das autoridades na Praça da Matriz, no centro da cidade.

Professor Robson Queiroz, explica que dezenas de jovens barroquenses têm a oportunidade de participar pela primeira vez da Banda Marcial, um processo de ensino de ritmos aos novatos que requer tempo e dedicação: "este ano com 90 participantes, dividimos em 45 pessoas por bloco, então eu acho que desses, mais de 40 estão tocando pela primeira vez", destacou. 

Instruções do professor Robson no ensaio para o desfile cívico
Os jovens que compõe a banda, a maioria se apresenta pela primeira vez, visto que em edições anteriores a composição chegava a no máximo 82 instrumentos. Ampliando outro pelotão, estima o professor Raimundo Queiroz que 90 instrumentistas estejam aptos para o desfile cívico até o 7 de setembro. O desfile começa às 09:00h da manhã do sábado saindo do Colégio Municipal, na Avenida Antonio Pinheiro da Mota.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário