Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Barrocas: Secretaria de Saúde fala sobre atendimento do rastreamento do câncer de mama que encerra neste sábado

Secretaria e equipe de atendimento.
O rastreamento do câncer de mama que acontece no município de Barrocas, através do Programa "Saúde sem fronteira" do Governo da Bahia desde o dia (08) de maio e será encerrado sábado (15). Diante do acompanhamento, estima-se que mais de 1.000 mulheres sejam atendidas ao final dos 8 dias de ação. O caminhão está localizado em frente a Quadra Poliesportivo José Anadson de Queiroz, nas imediações do Posto ACM, no Centro da cidade.

A Secretaria de Saúde Mylaide Rhavenna recebeu o JNV nesta sexta-feira (14), explicou os requisitos e falou como foi feita a distribuição do atendimento para as mulheres: "Está sendo realizado o exame de mamografia em mulheres se 50 a 69 anos. E para mulheres de 40 a 49 anos tem que ter histórico de câncer de mama na família, nódulos ou indicação médica e/ou da enfermeira após avaliação/triagem. Em relação aos horários, nós dividimos os dias por área e agente comunitário de saúde", informou

Mulheres aguardando o atendimento e obedecendo o distanciamento social.
Quanto ao número de pessoas contempladas e a adaptação no ambiente devido a pandemia, a Secretária explicou: "atendendo 75 pela amanhã e 75 a tarde, organizamos no espaço da quadra devido a pandemia e por ser um espaço grande, conseguimos colocar as cadeiras separadas . Além de orientarmos a todos o distanciamento, uso de álcool em gel , e máscara", pontuou. 

Ainda não foi feito um levantamento geral contabilizando quantas mulheres foram atendidas no período, mas após o encerramento do atendimento, um o relatório será elaborado. 

Da Redação por Ana Clara Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário