Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Barroquense moradora do Povoado do Rosário completou 108 anos e só parou de ir a missa devido a pandemia

Maria Pereira de Jesus, assiste as missas e reza o terço todos os dias
Com 108 anos de idade, completados na última quarta-feira dia 05 de maio, Maria Pereira de Jesus, que nasceu em 05 de maio de 1913, teve 5 filhos, tem 28 netos, 40 bisnetos, 22 tataranetos, e só reclama de uma coisa, o fato de não poder sair de casa devido a pandemia.

Moradora do Povoado do Rosário, Dona Maria fazia questão de ir às celebrações na igreja local, mas a rotina precisou ser suspensa para evitar as aglomerações, as missa continuam sendo assistidas com muita atenção na televisão, ela ainda reza o terço todos os dias. Se alguém conversa durante a missa, a reclamação vem com um olhar de reprovação.

Neta e afilhada, Vilma Cosme contou que a anciã, tem boa saúde, não toma nenhum medicamento, se alimenta e caminha pela casa sem precisar de ajuda:  "Minha vó está bem, enxerga bem, não usa óculos, come com as mãos dela mesmo sozinha, anda sozinha sem ajuda de ninguém dentro de casa, não toma medicamento, 5 meses atrás fizemos todos tipo de exame, deu tudo normal", revelou.

A bateria de exames foi feita a pedido do médico e revelou ótima saúde, mas também lucidez, durante a consulta ela conversou e perguntou pelo carro que a levou, demonstrando preocupação do motorista não a esperar para o retorno.

Vilma lembra que a única reclamação da vó é o fato de está em isolamento, não poder sair e andar pelo povoado: "Quando eu chego lá que pergunto, tá boa dindinha? Ela diz; Boa nada minha filha, aqui dentro! Ela quer sair", contou. 

Dona Maria é a moradora mais idosa do povoado, ela é filha do saudoso Antônio Cândido Pereira, o popular Antuin, um dos primeiros moradores da fazenda que deu origem ao pequeno vilarejo, hoje o Rosário é um dos grandes Povoado do Município de Barrocas.

Quando completou 100 anos de idade, em 2013 o JNV publicou matéria sobre Dona Maria, leia aqui.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário