Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Barrocas: CAPS promove caminhada em celebração ao Dia da Luta Antimanicomial


A Prefeitura Municipal através do Centro de Atenção Psicossocial de Barrocas (CAPS) promoveu na manhã desta quarta-feira (20) uma caminhada em prol da Luta Antimanicomial, celebrada no dia 18 de maio. O grupo deixou a sede do Centro por volta das 10H, percorreu o centro da cidade e se concentraram na praça da matriz.

Empunhado faixas e cartazes, usuários e equipe de profissional lutavam pela humanização, socialização e tratamento de pessoas que possuem alguma doença mental fora dos manicômios. Em umas das faixas chamou a atenção “A gente não quer só rémedio, a gente quer remédio, diversão e arte”. 

O usuário do CAPS Binho, morador da região da Ladeira, fez questão de dar seu depoimento a todos que estavam na praça da matriz “cheguei lá e me amarraram (manicômio), parecia que eu não era um ser humano, aqui no CAPS é diferente, nós brincamos, conversamos com a psicóloga, psiquiatra com toda equipe que nos trata muito bem”. Disse. 

Segundo a Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial, Viviane, o dia foi marcado com a caminhada, depoimento dos usuários, música, alegria e principalmente a inclusão social dos portadores de transtornos mentais; “temos que lutar pelo tratamento mais humanizado e que os usuários do CAPS sejam inseridos na sociedade como qualquer outro, pois somos todos iguais” reforçou. 

E ressaltou a importância da luta Antimanicomial; “Através dos depoimentos podemos ter um pouco da noção de como era antes o atendimento no hospital psiquiátrico. Já com a chegada do CAPS que é um serviço alternativo, essa realidade vem mudando, lutamos para a substituição deste tipo de hospital (manicômio)”. Completou. 


O ato se encerrou por volta das 11H. Organizadores agradeceram o empenho dos profissionais envolvidos, da participação dos usuários e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário