Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em Barrocas já é possível sentir o cheiro e o sabor do milho assado na brasa em plena Praça São João


São João Batista é o Padroeiro do município de Barrocas, não por acaso é a comemoração mais duradoura no calendário municipal, talvez a mais esperada pelos munícipes.

Os festejos juninos começam no dia 14 de Junho com o Novenário da Igreja Católica, mas na cidade já se respira e sente o clima Junino no ar.

Esse ano o São João em Barrocas será ainda mais especial, choveu os tanques estão cheios, o solo molhado com o clima de inverno certamente dará bons frutos, por isso há muito o que se comemorar, as famílias planejam a fogueira de São João e São Pedro, as ruas logo serão tomadas por bandeirolas e dará início a animação, mas quem disse que precisa esperar tudo isso para comer milho assado? 


Circulando pela cidade o repórter Victor Santos, encontrou na Praça São João no final da tarde desta terça-feira (26), um dos símbolos desse época, o milho assado, mesmo que não seja na fogueira, mas não deixou de ser na brasa.

Em frente ao Mercado Municipal da cidade o vendedor de milho Jidailson Santos Silva, conhecido como Zezinho do Milho, está animado com as vendas, no ano passado conseguiu comercializar uma caminhonete de milho, parece que esse ano vai ser ainda melhor; “Despejei aqui na rua uma caminhonete, esse ano vai ser um caminhão”. O morador da cidade de Araci, diz que consegue vender uma média de 300 espigas assadas diariamente, pelo valor de R$ 2,00 a unidade. 

O milho é colhido na cidade de Biritinga, localizada a cerca de 43km de Barrocas, o cliente barroquense pode comprador a espiga assada, ou ainda na palha pelo valor de R$ 1,20, para cozer, e usar no preparo de comidas típicas como pamonha, bolo de milho, canjica ou mungunzá. 


Os irmãos José Augusto e Marcelo, que vem cidade de Conceição do Coité pela manhã e retornam pela noite, dizem que a preferência dos Barroquenses é saborear o milho quentinho, assado na hora; “o pessoal compra e já saí comendo”. Comercializando milho pela primeira vez na cidade, os jovens vendedores contaram a nossa equipe que em toda região se encontra nas praças o milho assado. 

Ambos os vendedores chegam bem cedo na cidade e começam a trabalhar, por volta das 7 horas da manhã as brasas pra assar o milho já estavam prontas, segundo Zezinho, até por volta das 19h é grande o movimento de compradores.

A expectativa é que neste ano, além dos milhos vindo de outras cidades em grande quantidade, a população tenha na fogueira o milha colhido em solo barroquense, porém só bem próximo do São João e do São Pedro 

@ Nossa Voz - Por Victor Santos e Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário