Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Suposta candidatura de Jai a Deputado não tem “sustância”.

Foto Original Calila Notícias
Edição JNV

Apesar de estar sendo cogitada e até incentivada por pessoas próximas ao atual Prefeito, a candidatura do ex-secretário de Finanças Jailson Ferreira à Deputado Estadual não transmite força suficiente para decolar, por tanto é improvável que ele se candidato for, chegue a AL Bahia, pelo menos com a atual conjuntura política. 

Depois de ter perdido o PR para o atual prefeito Almir de Maciel, numa disputa desgastante que o impossibilitou de disputar a eleição e ainda credenciou Tita, seu principal adversário político como o Vice-prefeito na chapa vitoriosa, Jai provavelmente esteja sem partido. 

Para complicar ainda mais suas chances como candidato em 2014, os partidos que poderiam lhe receber como filiado e candidato não vem obtendo êxito nas últimas eleições. O DEM presidido por seu irmão Edilson em Barrocas e por Paulo Azi na Bahia, tem atualmente na Assembléia Legislativa do estado apenas quatro dos 65 deputados eleitos. Já o PRP tem apenas dois nomes, um deles Bruno Reis que apesar dos votos obtidos em Barrocas ainda não deu as caras por aqui a não ser para subir no palanque eleitoral e tirar voto de Edilson. O PT principal adversário do DEM tem 14 deputados na Assembléia Baiana, juntando as duas legendas, ainda tem mais que o dobro de deputados. 

Tentar ser Deputado apenas para pavimentar a eleição de 2016 é arriscado, e pode ser um “tiro no pé”, pois diante da quantidade de políticos da cidade que já tem compromisso para 2014, inclusive do DEM, o número de votos obtidos pode ser frustrante. O vereador Dudinha deve seguir com TOM de Conceição do Coité, assim quem faria a campanha de Jai, o seu irmão e vereador Antonio da Loja (DEM)? 

O suposto apoio do chefe de gabinete do Prefeito não significa muito, pois a vitória de Almir se deu justamente por ele ter rompido com o GBL, como explicar agora para o eleitor uma aliança com aquele que seria como foi apontado na campanha, o suporto responsável por um governo de muitos erros. Improvável e inaceitável inclusive por familiares do gestor a reaproximação não possa de especulação pelo menos observado a situação com binóculos de curta distância. 

Em 2014 dificilmente um Deputado Estadual consiga repetir o número de votos das últimas eleições em Barrocas, são dois grupos fortes, e dentro desses há subgrupos com gente que não vai caminhar na mesma trilha nem quem “migalhas” sejam jogadas no caminho.

Diante do exposto a candidatura de Jai é improvável em 2014 e em 2016... também, a disputa para saber quem é candidato será entre os três mosqueteiros, e promete.

Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário