Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Barrocas: De 9X0 para 5X4, o que muda numa gestão com oposição?


Escolhido candidato e eleito para o seu primeiro mandato em 2008, o comerciante José Almir (Almir de Maciel), filiado ao Partido da República (PR), conseguiu naquela eleição além de se eleger, formar uma Câmara de Vereadores composta por aliados, todos os noves Edis eleitos eram da base aliada.

O Prefeito governou com tranquilidade, executou obras, implantou sistemas, lançou projetos, ouviu o povo, avançou, acertou e até teve o direito de errar, ora nas suas ações ora levado por aliados, alguns no fundo queiram mais prejudicar ao invés de contribuir, porém ele permitiu tal situação, ao manter praticamente toda a equipe da gestão anterior.

E a oposição? Desde as especulações que o colocavam como o favorito para suceder Edilson, independente de partido, estivesse de qualquer lado que fosse, no Grupo que detinha o poder ou naquele que resistia apesar das dificuldades, desde o início de tudo, aquele que se tornaria Prefeito tinha boas relações com todos os políticos Barroquenses, independente das cores ou das siglas partidárias, inclusive com o grupo que disputou a eleição contra ele, aquela foi uma campanha sem "golpes baixos".

Almir em Brasília com os Secretários, Jaqueline Educação e Jailson Administração e Finanças.
Foi com estas condições que Almir governou no primeiro mandato, com a Câmara, e com uma “oposição” que não criava dificuldades, pois no fundo os então “adversários” sabiam que passados os 4 anos, quem optou pelo filho de Maciel para ser o candidato, no fundo tinha ele como "um reserva que entrou para jogar alguns minutos e voltar para o banco, um step (pneu socorro) que depois de percorrido alguns quilômetros , na borracharia seguinte voltaria para o seu lugar" (não foi o que ocorreu).

Com o grupo da situação, futura oposição calada e esperando a hora certa, e a oposição "amiga" talvez já pensando em virar situação, nos três primeiros anos de gestão tudo foi uma maravilha.

O 4ª Ano - Prefiro pular o último ano de administração,ano de eleição, pois para este precisaria de mais linhas para narrar como ocorreu, e não é objeto de análise no momento.

Presidente da Câmara José Eclécio (Kekeu), Prefeito Almir e vice Joilton (Tita).
Pois bem, reeleito em 2012, contra os ex-aliados e apoiado pelos ex-adversários, Almir tendo o filho de Roquinho com vice, assim foi eleito pelo POVO, José Almir com respaldo dado pelo resultado expressivos das urnas, começa a sua gestão em 2013 com uma grande diferença. 

Já na eleição para a Presidência da Câmara Almir precisou ser político como nunca , e passou por sua primeira prova de fogo, José Eclécio, seu aliado vence com apenas 1 voto de diferença sobre o candidato da OPOSIÇÃO, Miguel Carvalho de Queiroz (DEM), porém foi uma eleição coberta por desconfiança e muita tensão.


OPOSIÇÃO? Sim, Almir se reelegeu, porém do ponto de vista de grupo político, de apoio para administrar, o filho de Maciel perdeu 4 cadeiras, e agora tem que "pisar em ovos" pois na atual formação da Câmara ele tem teoricamente 5 vereadores a seu favor e 4 teoricamente de oposição. E como governar tendo uma oposição forte? Oposição formada por políticos importantes e experientes e novatos com projetos audaciosos?


Em recente entrevista à Web Rádio @ Nossa Voz, Almir de Maciel, perguntado se estava tendo dificuldade nesta atual gestão por atualmente ter uma bancada de oposição? O prefeito, sem titubear, respondeu, e disse que não estava tendo problemas, pois os projetos encaminhados a Câmara estão sendo votados, muitos deles com votos de todos os Edis. Segundo José Almir os vereadores que formam a Câmara Municipal, pensam no melhor para Barrocas, sendo assim não terá problemas, pois este também é o seu pensamento; “Na democracia é assim, e aceito isso, às vezes somos cobrados, criticados, eles só estão fazendo o seu papel, mesmo quando as críticas não são justas, os vereadores foram votados pelo povo de Barrocas, eleitores que viram neles qualidades, e eu como prefeito preciso reconhecer isso e administrar pensando em todos, e se possível com apoio deles” disse.

Prefeito sendo entrevisto na Web Rádio @ Nossa Voz Por Rubenilson Nogueira
Apesar da posição do Prefeito, sabemos que existem dificuldades, inclusive dentro do próprio governo, com a oposição na ativa, figuras da situação cobram maior valorização, alguns chegam a aparecer ao lado de opositores e até históricos adversários como forma de deixar o gestor com “algumas pulgas atrás da orelha”, pensam estes que assim agindo serão mais apreciados e terão pleitos atendidos com maior facilidade. O que intriga muita gente é que as fotos são tiradas por gente ligada ao Prefeito. Dúvidas no ar!

Ao falar de oposição, busco destacar a importância de se ter oposição em qualquer esfera de governo, porém ser oposição não é algo simples, facilmente exercida por mero sonho de ser prefeito, ser oposição requer competência, liderança e principalmente compromisso, existem políticos que pensam que ser oposição é tirar fotos com 2 ou 3 amigos e postar no facebook. Já por parte dos vereadores eleitos em outro grupo, percebe-se que eles têm agido com responsabilidade, cobram, fiscalizam, mas sabem que não é fácil o atual momento que vivem os gestores, com as quedas de receitas, porém não demostram que irão deixar de cumprir com o papel, assim como não demostram que são submissos a nenhum sonhador que quer por que quer, o poder da CANETA.

@ Nossa Voz – por Rubenilson Nogueira
Fotos: ASCOM - O Dia News

Sem comentários:

Enviar um comentário