Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

Qual é o destino dos resíduos sólidos da sua casa?


Rotineiramente o caminhão de coleta recolhe o “lixo” de casa em casa no centro da cidade e demais ruas, permitindo assim uma cidade mais agradável e organizada. Porem acredita-se que poucas pessoas se preocupam com o destino do dito “lixo”. Fica a pergunta, para onde o “lixo” é levado?

Cerca de 75% dos resíduos sólidos que classificamos de lixo, poderia ser reciclado, reutilizados ou reaproveitado devido ao mesmos ser composto de papel, plásticos, e vidro. Permitindo assim uma separação adequada, assim a maior parte do que consideramos lixo, não é apenas lixo.


Mas como vou fazer essa separação?
Como em nosso município não existe nem um projeto ambiental que venha aproveitar os resíduos, como lixo, o seu destino é o aterro sanitário localizado há mais ou menos dois quilômetro do centro da cidade, onde numa rápida visita podemos observar animais, fogo, pessoas trabalhando e temos a certeza de que algo está errado, da forma que acontece o solo da região se torna impróprio para plantação, lagoas, lagos e tanques próximos acabam poluídos.

Uma vez estando em uma gráfica da cidade, fui testemunha em um processo do trabalho, esse mesmo chamamos de estampa de camisas, o mesmo gasta muito papel e esse material não é aproveitado, o dono da gráfica alega que não tem um projeto ou para aonde destinar o papel ali utilizado.

Grandes sacos com resíduos separados - Sem as mínimas condições, pessoas que atuam no aterro acabam que fazendo uma separação dos resíduos, que em seguidas são vendidos.
Provavelmente digam que não existe projeto para que a cidade cresça, porem na verdade o que não existe é interesse para que aja uma melhoria significativa. Porque o que se sabe é que lugar de “lixo” é sendo reaproveitado, reciclado e ou reutilizado.

Até quando vamos ver as pilhas de “lixo” jogadas de formas desordenadas inclusive em praças e ruas? Quando o poder público vai lançar um projeto acompanhado de uma campanha? E quando a população terá consciência e fará a sua parte?

...quem venham as respostas em forma de ações.

Por Luciano Lima - Correspondente @ Nossa Voz

Lei Nacional - Municípios brasileiros precisam acabar com lixões até 2014.

Pela política nacional de resíduos sólidos, todos os municípios devem oferecer a coleta seletiva à população. Além disso, a nova lei também disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais.

"A lei é inovadora. Ela traz obrigações desde o consumidor até o empresário, passando pelo governo e organizações de classe, atinge toda a sociedade", considera a diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Zilda Veloso.

Fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário