Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Está definido, Ipoeira faz parte do território barroquense.


A edição do nº81 do Jornal @ Nossa Voz Impresso, tratou através de uma reportagem de Victor Santos e Antonio Zacarias, da incorporação total do território de Ipoeira definitivamente ao município de Barrocas,  os jovens visitaram a comunidade e conversaram com moradores. Diante da importância desse trabalho, não só para a comunidade de Ipoeira, mas também para a cidade de Barrocas, resolvemos publicar também nesse portal.

Está definido, Ipoeira faz parte do território barroquense.


Nos últimos dias, uma notícia deixou a população de Ipoeira e proximidades bastante contente, essa comunidade estava localizada no território de Serrinha, no entanto quase todos os moradores se declaravam Barroquenses, votavam por Barrocas, estudavam, recebiam serviços de saúde e ação social também por Barrocas. Para a alegria, depois de meses e anos de trâmites foi concedido o desmembramento desse trecho do território de Serrinha para Barrocas. 

Clique para Ampliar
O desejo era antigo, mas os processos para tal vinha acontecendo de uns três meses para cá, segundo moradores, tempos atrás foi convocada uma reunião com os moradores daqui e os gestores de Serrinha e Barrocas para decidir para quem seria a comunidade, Serrinha foi representada pelo prefeito Osni Cardozo e Barrocas pelo vereador Eclécio (Kekeu) e um funcionário, onde foi questionado e indicado quem queria Ipoeira para Serrinha ou Barrocas, foi quase unânime, Barrocas venceu.

Segundo a Agente de Saúde Maria Gaudência, conhecida por Gode a comunidade e redondeza possui uma população de mais de 500 pessoas, acrescentou que tudo que vinha era de Barrocas, atendimento médico, escola, manutenção de estradas, PSF, associação, prestação de serviços sociais, e já se sentiam Barroquenses a muito tempo e há muita expectativa de benefícios para a comunidade. 

Entre outros depoimentos de moradores da comunidade tem-se o do senhor Cornélio que sem muitas palavras disse: “Aqui não pode ser de Serrinha, definitivamente”.

O Estudante Mateus e o comerciante conhecido por Rasta também se mostraram contentes pela notícia, em suas palavras podemos ver a satisfação: “Aqui quem faz tudo é Barrocas, inclusive as máquinas passaram um dia desses por aqui pelas estradas, e esperamos que a partir de agora nossa comunidade possa receber benefícios”. Concluíram. Também outro morador expressou sua satisfação e já espera os benefícios: “Por Serrinha não, nada foi feito e não iria ser, agora podemos sonhar com um posto de saúde, uma praça e quem sabe uma quadra, que é o sonho dos nossos jovens”.

A nova divisa intermunicipal segundo os moradores passa agora pela estrada em frente à Capela da comunidade, no entanto, a maioria das casas estão do nosso lado, a fazenda Malhada da Onça, vizinha à Ipoeira, também terá residências em nosso territórios. Essas informações são disponibilizadas pelos órgãos do IBGE e SEI.


É notória a aprovação da maioria dos residentes de Ipoeira, a integração da comunidade ao território barroquense não só é vista positivamente por eles, mas por todos os barroquenses, Barrocas só tem a ganhar com isso, sua população aumenta, vem mais verbas, ganhará mais duas cadeiras na câmara entre outros benefícios. Para isso espera-se que as autoridades façam por valer essa conquista, que realmente atendam as necessidades daquela comunidade que esperou tanto tempo.

@ Nossa Voz - Antonio Zacarias e Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário