Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Barrocas: 4° Conferência Municipal de Saúde discutiu ações para os próximos quatro anos no município


Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho de Saúde a 4° Conferencia Municipal de Saúde tratou de ações públicas no Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de garantir os direitos básicos, como a sua universalidade, integridade e equidade previstas na Constituição Federal. 

O evento aconteceu no Espaço do Salão Paroquial da Igreja Católica iniciada às 10h a primeira palestra. O tema apresentado foi; “Saúde pública de Qualidade para Cuidar bem das pessoas”, com o seguinte eixo: Direito do Povo Brasileiro. 


Durante todo o dia profissionais da saúde, membros do conselho de saúde, políticos, autoridades e sociedade civil, discutiram propostas para os próximos quatros anos na área da saúde 

O Prefeito Municipal José Almir, ressaltou a importância da Conferência para a saúde no município; “Não tenho dúvidas que esse diálogo trará bons frutos para os próximos quatro anos do nosso município. Fazer saúde não é fácil, mas quando todo mundo faz seu trabalho interligado, buscando e priorizando chegaremos no objetivo maior que é fazer saúde para todos”. Destacou o gestor. 

Para Adelson Brito, Secretaria Municipal de Saúde as ações do sistema de saúde para a população precisa ser debatido e estudadas; “Aqui dialogamos e procuramos o melhor para os próximos anos do município, estamos em busca da melhora do SUS, do atendimento e investimento. Esperamos que com o plano aprovado tenhamos êxito no trabalho, na garantia de promover uma saúde digna e igualitária para nossa gente”. Disse. 

“Peço que a cada dia mais busquem por uma saúde de qualidade, seja no atendimento, no diálogo e na orientação para cada dia mais alcançarmos avanços, pois sabemos que há muito a se fazer, mas reconhecemos as melhoras em Barrocas” reforçou Adelson Brito. 

Conforme disse o Presidente do Conselho de Saúde do Município de Barrocas Jaques Pereira Queiroz este momento norteará os próximos quatro anos da saúde da cidade; “Este aqui é um espaço de decisões, daqui sai as melhorias dos serviços prestados no que se refere à saúde de Barrocas, daqui sai também o que será feito nos próximos quatros anos”. E para que o a conferencia seja clara e transparente cobrou a participação de todos “Opinem, dêem suas opiniões e criticas, então participem para que as melhorias aconteçam na saúde do município” pontuou. 

A Palestrante Josione Leal, funcionária pública estadual da extinta DIRES (Diretoria Regional de Saúde) ministrou o tema da conferencia, em suas palavras reforçou a ideia de avaliar os pontos de avanço do antigo plano e buscar melhorar cada vez mais; “A saúde precisa constantemente de melhora, pegamos o antigo plano de quatro anos atrás e avaliamos quais foram os avanços e procuramos avançar neles e nos demais pontos” explicou.


Os eixos temáticos sobre o Direito á Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, Participação Social e Valorização do trabalho e da educação em Saúde foi ministrada por Rose Carvalho. Em seguida Adilson Carvalho falou do Financiamento do SUS e Relação Público-Privada e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. 


As 15:40 aconteceu a Eleição para definição dos delegados para a Etapa da Conferencia Estadual. As 16:00h a leitura para a aprovação do relatório encerrando toda programação as 17:00h.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário