Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Segundo agricultor Celso Coelho, Barrocas tem o melhor inverno dos últimos anos

Celso mostra a beleza do Capim macoema também conhecido capim de planta
Tempo chuvoso, dias frios, estradas com poças e lamas, tanques cheios e paisagens com verde exuberante, este é o atual cenário do município de Barrocas, localizado no semi-árido baiano. 

Segundo o agricultor Celso Ferreira e proprietário da horta orgânica da Casa do Sertão, conhecido como Celso Coelho, este é uma das melhores invernos vistos por ele e sua família nos últimos anos. 

“O ultimo inverno bom como este só vi em 1991. Quando vim para casa do sertão em 1997 de lá pra cá nunca vi um tempo tão bom, confirmei isso com o Sr. Dodô da Santa Rosa ontem, segunda-feira (13), numa conversa que tive com ele, as chuvas e tempo frio como desse inverno faz anos que não teve igual, ou melhor" declarou o agricultor. 

Feijão que será colhido em agosto
Com as boas condições para plantio, terras bem preparadas, frequência de chuvas na sede e zona rural proporcionou aos agricultores a oportunidade de ter boas lavouras; “Soube que teve gente que colheu sua safra e já plantou outra no mesmo terreno, aproveitando este tempo bom” contou Celso. O milho já vem sendo consumido por algumas famílias, enquanto o feijão tem previsão para em agosto ser colhido. 

Em sua hora, diversificada no cultivo de hortaliças e alface Celso revelou que tem se impressionado pela maneira que se desenvolve o plantio; “Pra plantar o alface nessa época é bom, ela cresce nesse tempo com mais facilidade”. 

As leiras verdinhas garantem o sustento da família, que oferece os produtos no centro de abastecimento da cidade às sextas e sábado, dias de feira-livre, cada pé custa em média de R$ 2,00 a 2,50.


Quem apostou para plantar capim acertou, vizinho a casa do sertão encontramos a espécie macoema ou capim de planta, como é conhecido pelos agricultores mais antigos, podendo atingir 1,50m de altura, e serve para alimentar o rebanho. Celso disse que vem sentido falta de algumas plantações, a exemplo da mandioca que deve ocorrer devido a facilidade atual em adquirir o um dos seus derivados, a farinha, como também a extinções das casas de farinha possa contribuir com a redução no o cultivo da raiz mesmo nesse período.

O Agricultor confirmou que o Município de Barrocas vem tendo o melhor inverno dos últimos anos.


@ Nossa Voz - Da Redação / Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário