Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Barrocas: Novo grupo quer renovação na política local. "Uma semente foi plantada e está próximo á ser brotada".

Foto: Arquivo Pessoal
Com a proposta de quebrar paradigmas, acabar com a política de ofensas e agressividade entre adversários, propondo o diálogo e pensando nas necessidades coletivas, surge a ideia de criar um novo grupo político em Barrocas, município localizado no Território do Sisal da Bahia, reemancipado em 2000.

Nesses vinte anos, em cinco eleições, apenas na primeira delas a disputa pela cadeira de prefeito contou com três candidatos, de lá para cá, houve uma polarização entre dois 'projetos políticos' que ficou ainda mais evidente nos dois últimos pleitos (2012/2016).

Segundo Renilson Fernandes de Lima, 33 anos, carpinteiro, conhecido Reni Lima, natural do Povoado de Minação, que vem liderando as tratativas para a criação do novo grupo político, o projeto exclui todos os 'caciques' da política barroquense, buscando sim uma renovação, com destacada participação dos jovens. O grupo não terá candidatos a vereador nem a prefeito na eleição deste ano, a ideia é iniciar a experiência eleitoral no âmbito municipal, apenas no pleito de 2024.


"Como não há hipótese e considerando prematuro pleitear essas eleições próximas, decidimos se planejar para mostrar força na eleição para deputado, e aí sim lançar candidatos para o pleito de 2024. Lançarmos candidatos a vereadores e quanto a prefeito e vice-prefeito o grupo está debatendo sobre a possibilidade", afirmou Reni Lima. Questionado sobre qual será o  partido político ao qual estarão filiando-se, ele afirmou; "Estamos vendo algumas possibilidades, mas nada concreto".


A respeito da possibilidade de firmaram coligações com os tradicionais políticos a resposta foi clara: "Primeiro o grupo foi criado com o ideal de inovar a política em nossa cidade, portanto nosso grupo seguirá firme com esse ideal, sendo assim o que consideramos velha política não irá fazer parte do nosso grupo. A possibilidade de uma coligação futura com um outro grupo político no momento ela não existe, pois senão estaríamos indo de encontro com o nosso ideal" declarou.

Sobre a postura do grupo no pleito de outubro deste ano, não há definições, cada um dos possíveis membro estará livre para decidir o seu voto: "Ficou decidido em reunião que esse pleito trataremos apenas em fortalecer o grupo e todos os participantes iriam ficar a vontade pra decidirem o seu voto", revelou.

Na última eleição municipal o popular Reni Lima apoiou o atual prefeito José Jailson e chegou a ocupar um cargo na administração municipal. Atualmente ele se encontra em Portugal, morando na cidade de Viseu onde trabalha.

Em texto compartilhado nas redes sociais, Renilson anunciou a proposta: "Chegou a hora! A hora de agradecer a todos os políticos que direta ou indiretamente contribuíram com o desenvolvimento de nossa Cidade. Aqui fica nossos sinceros agradecimentos. Porém também chegou a hora de buscar uma política mais inovadora, moderna e que permita igualdades de oportunidades aos cidadãos dessa cidade. Propomos uma quebra de paradigma da política que atende somente a pequenos grupos e passar a entender e atender os anseios de Barrocas em todos os seus ...km de extensão. Acabar também com essa política de ofensas e agressividade, o diálogo e as necessidades coletivas, precisam estar acima das guerras discursiva. Estamos aqui pra criar um grupo com visão adversas à essas e também não queremos ser mais um adversário político e sim um aliado ao que condiz com o progresso do nosso município. O objetivo é ser parceiro do povo, buscando sempre desenvolver políticas sociais. Seguiremos na luta por inovação e progresso, doa a quem doer. Por isso, aguardem ! Uma semente foi plantada e está próximo á ser brotada", escreveu.

@ Nossa Voz - Da Redação - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário