Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Com o rompimento do PR com o PT no plano Federal, e mantidas as divergência no Estado, quem poderá ser o candidato governista em Barrocas?

O mundo dá muitas voltas, em se tratando de política a velocidade das voltas é bem maior.
Dias atrás era tido como certo, o controle por parte do atual Prefeito do município José Almir em relação ao PR municipal. O prefeito vinha mantendo constante conversa com o Deputado Jonga Barcelar (PR) que segundo informações teria garantido ao gestor a presidência da sigla no Município e consequentemente a sua candidatura a reeleição.
Com os últimos acontecimentos, no cenário político, o "caldo engrossou" e o Prefeito que tenta aglutinar apoios, ampliando a sua base, está como dizem no ditado popular de “orelha em pé”. A disputa por poder protagonizada por seu partido o PR, fez com que os Senadores da sigla revoltados com o fato de perderem o Ministério dos Transportes, se declarassem fora da base de apoio a presidenta Dilma.
Segundo matéria do BN. os presidentes estaduais do PR se reuniram-se com a Executiva nacional do partido, na terça-feira (18), em Brasília, no encontro discutiu-se a abertura de conversas em todo o país com legendas que estão fora do arco de alianças do PT. De acordo com reportagem do jornal o Estado de São Paulo, a tendência da sigla, segundo informações de dirigentes do PR, é estender o rompimento com o PT para todo o país, e não apenas na base federal.
O que isso tudo tem a ver com Barrocas?
O PR já fazia oposição ao Governador Wagner (PT), o clima já era tenso, mas lideranças do estado, mantinha certa “amizade” com o partido, pois em âmbito federal o PR fazia parte da base de apoio da Presidenta Dilma, assim o Prefeito Municipal José Almir flertava tanto com os Republicanos como com o PT, e sonhava ter o apoio do governo petista. Ultimamente ele usando a caneta, acalmou os animos dos petistas no município. Já com o seu partido a situação é mais complicada, Jai irmão de Edilson preside o partido no município.
                     Quem terá mais força política?     Foto: O Dia News
O problema é que o PR, diante do Imbróglio com os petistas, poderá se unir ainda mais com a oposição na Bahia, liderada por ACM Neto (DEM), Geddel Vieira Lima (PMDB) e Jutahy Magalães (PSDB). Há boatos em Barrocas dando conta de que Cesar Borges (PR), presidente da sigla, estaria com presença garantida num almoço na casa do Vice Joanizio, do qual ACM Neto , Bruno Reis e lideranças locais como ex-prefeito Edilson e seu irmão Jailson participariam. Já o prefeito foi convidado, mas uma fonte nos confidenciou que não é esperado no encontro. Por outro lado Almir estaria oferecendo outro almoço, e além de contar com a presença do Padre Antonio Maria, espera a presença de políticos entre eles o Vice-Governador Otto Alencar e o Deputado Estadual Alan Saches ambos do PSD, além de líderes locais.

Jaison Ferreira, o Jai, presidente da legenda no município ganha força com a atual situação, e poderá não mais deixar a presidência do PR, fato que já preocupa lideranças ligadas ao prefeito José Almir, que temem que Jailson possa impor o seu nome como candidato do Partido, deixando o atual prefeito na geladeira. Se Jai for candidato, Almir não poderá disputar o pleito eleitoral de 2012.
O Prefeito deve estar se perguntando; Porque não fui para o PSD quando Otto me convidou?
Todo mundo sabe que o PT não coliga com o DEM em nenhuma esfera, sendo assim em caso de candidatura de Jai, o PR certamente estaria numa coligação com os Democratas, com tudo Tita (PP) poderá ter em sua base o PSD de Otto e o PT de Wagner.
Porem nada está definido, as articulações seguirão até o dia 30 de março, justamente no dia do Aniversário da nossa cidade.
Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário