Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Barrocas: Material hospitalar continua sendo jogado em lixão da cidade.


"Não podemos chamar aquele lugar de aterro sanitário, lá não é realizado nenhum dos processos que devem acontecer em um aterro de verdade, com exceção do fato de resíduos (lixo) serem despejado diariamente".
Voltamos ao lugar que deveria ser um aterro sanitário na quinta-feira dia 15; a situação esta pior do que quando visitamos o lugar pela primeira vez, em agosto de 2011.
Além de pilhas de "lixo", que são jogados de maneira desordenada, encontramos pela segunda vez material hospitalar, e desta vez a hipótese do lixo ter partido das clínicas que funcionam na cidade nem poderá ser levantada, pois imaginamos que em nenhuma delas garrafas de soro sejam utilizadas.
Outra vez foi um dos diversos catadores que trabalham no local, que nos mostrou os sacos azuis com material hospitalar. O homem lembrou que uma jovem foi furada por uma agulha enquanto mexia nos resíduos.
Na primeira vez que tratamos do assunto, a notícia publicada neste blog, foi postada também em diversos sites e blogs do estado, entre eles o Bahia Notícias. Diante dessa repercussão fomos convocados para uma reunião que aconteceu na residência do Prefeito Municipal, da qual participaram as Secretárias, de Saúde, na ocasião Srª Gilda , Agricultura e Meio Ambiente Srª Maria Lucenir, além do Engenheiro Ambiental Alexandre, do Diretor do Hospital Municipal, assessores das pastas, o Prefeito Municipal José Almir e eu que escrevi a matéria.
Reunião com o Prefeito.
Inicialmente tentou-se sem sucesso, desqualificar as informações, e até mesmo transferir responsabilidades, mas diante da nossa posição firma, e da informação de que tínhamos além das fotos, depoimentos das pessoas que viviam no local, a reunião mudou de pauta.
Logo a equipe iniciou um debate buscando a solução do problema, surgiram promessas de que enfim as valas seriam abertas e o lixo seria compactado, além de outras ações.
Leia trecho da Nota enviada na época pelo Engenheiro Ambiental a pedido do Prefeito; o texto mostra o que já teria sido feito, (segundo eles) e as novas ações que seriam aplicadas depois da nossa denúncia, ou seja, mais promessa:
"Estaremos dentro de alguns dias fazendo a instalação de um portão de controle na entrada do aterro para disciplinar o acesso a área;   Os catadores serão encaminhados para outros setores onde possam desenvolver atividades menos perigosas e com condições  dignas de trabalho; O envio de um trator de esteira para operar o lixo que se encontra espalhado deverá amenizar o aspecto visual do local nos próximos dias;   
(Trecho texto enviado pelo Engenheiro Ambiental Alexandre Monteiro) Clique aqui para ler na íntegra.  
Crianças são vistas no local.
Podemos afirmar que nada do prometido foi feito. A situação é lamentável e mostra falta de compromisso dos administradores com a cidade. Até o lixo hospitalar continua sendo despejado lá, parte dele é queimado, assim como acontece com os demais resíduos conforme mostram as fotos, uma ação errada.

Resíduos queimados no local.
À noite é possível perceber a fumaça vinda do aterro, para quem mora próximo ao antigo Barracamento é um sofrimento.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário