Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Seca: Principais tanques da comunidade de Boa União estão secando.


Na comunidade de Boa União a maioria dos reservatórios de água já estão secos, os que ainda têm água não deve passar dos 60 dias.
Só na propriedade do senhor Miguel Batista, Miguelzinho , dez tanques dos doze espalhados pelos pastos já estão secos, segundo ele a última vez que viu uma situação dessa foi em 1992, época que a seca foi longa e esse mesmo reservatório secou.
Na tarde da segunda-feira, o senhor Miguel utilizando um Besouro com um Pipa, estava retirando o pouco de água do tanque e colocando num outro reservatório que já havia secado e com isso foi limpo. Com a água baixa a lama não permitia que os animais se aproximassem. A escassez de água contrasta com a fartura de peixes, com pouca água da para pegá-los com a mão. Lamentavelmente nenhuma espécie da região como, a traíra, tilápia (pilaque), nem mesmo as piabas foram vistas. Os peixes encontrados são tambaqui que foram soltos há algum tempo no reservatório.

Miguelzinho nos contou que já não há comida no pasto, o mandacaru acabou, palma já não existe e agora não há o que fazer. “na época do meu pai ele já sabia quando ia chover, eu o percebia limpando as levadas para que a água chegasse aos tanques, quando perguntava ele dizia que as trovoadas estavam chegando, hoje tá tudo mudado” disse.
Senhor Miguelzinho
Sobre as criações, ele disse que já há escassez de comida e logo faltará água; “quando todos os tanques secarem, não sei nem o que fazer, não tem quem aquente pagar R$80,00 por uma carro pipa”.
O senhor João Ricardo, popular Dão da Boa União também se mostrou preocupado com a escassez de chuva, “meu tanque já tá bem baixo, a água não deve durar mais que 30 dias, eu já ando preocupado, só Deus pode nos ajudar, pois nesse tempo se chover é chuva de inverno, e dificilmente vai juntar água nos tanques” lamentou.
Outras imagens:


@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário