Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vaquejada poderá ser reconhecida como atividade esportiva

Foto: Leandra Mesquita
A vaquejada, uma atividade considerada recreativa-competitiva, poderá se tornar uma atividade esportiva. O Projeto de Lei (PL), em tramitação na Câmara Federal, pretende regular e remunerar a atividade nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de peão de rodeio. A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração. A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada 12 meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho. A proposição também estabelece cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, “observadas as devidas precauções”. O deputado federal baiano Paulo Magalhães (PSD), autor da proposta, afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público “fiel e apaixonado” e inúmeros atletas. “As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos”, afirmou. O PL será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Em caso de aprovação nos colegiados, vai a plenário para ser votado.
A cidade de Serrinha na Bahia é considerada a capital de vaquejada no Brasil, os empresários Vardinho e Carlinhos Serra são os grandes idealizadores do evento realizado no Parque Maria do Carmo, que tem destaque a nível nacional e acontece sempre no mês de setembro, considerada a maior festa da região do sisal. Para muitos o Barretos do Nordeste, a Vaquejada do Parque Maria do Carmo é a maior Vaquejada do Brasil, e esse ano completa 45 anos de sucesso. 
Carlinhos e Vardinho com o cantor Daniel, que está entre os grandes artistas que já cantaram no palco do Parque Maria do Carmo
Em Barrocas há dois parques, um na sede do município, Parque Nova Horizonte, organizado pelo Popular Van de Fidelis e um no Bairro do Cedro, Parque David Cordeiro, idealizado pelos amigos Gerival e Júnior Trabuco, que fica há 3 km da cidade e foi inaugurado no ano passado.
@ Nossa Voz – Informações do BN

Sem comentários:

Enviar um comentário