Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

Barrocas: Suposto Meteorito encontrando na Minação será analisado em Feira de Santana.



Há muito tempo guardada em uma caixa de ferramentas ao lado de várias chaves por uma família que reside no Povoado de Minação, zona rural de Barrocas, um suposto Meteorito (férreo ou Siderito - chamados meteoritos ferrosos ou metálicos cuja composição, na sua grande maioria, consiste de ligas de níquel e ferro,) foi apresentado para estudos. 

Há cerca de 20 anos atrás, o lavrador João Luiz de Oliveira, 70 anos, nas suas andanças na roça no semi-árido baiano encontrou uma “pedra” no chão de sua propriedade, por ser diferente e mais pesadas que as convencionais o senhor levou para sua casa e a guardou em uma maleta de ferramentas. Paulinho, filho do agricultor, relata que durante sua infância e adolescência sempre observou a pedra junto com ás demais ferramentas, mas nunca deu importância para ela por ter sido guardada por seu pai em uma maleta. 

Ao passar dos anos Paulinho assistindo TV acompanhou uma matéria relacionada a um meteorito que caiu na terra e observou as características da “pedra” que estava em sua casa, primeiro pelo peso, porque pedras do mesmo tamanho não pesam como se tivesse algo dentro. Depois do ultimo acontecimento da queda do meteoro na Rússia, curioso com o que tinha em casa, raspou a lateral da pedra, e para sua surpresa viu que a cor interna era prata. Paulinho conta; “Pesquisei na internet as característica de meteoritos, vi que alguns deles apresentam ferro em sua composição, além dessa crosta negra, que de acordo com o que li foi o atrito provocado pelo choque em nossa atmosfera, deixando sua crosta negra, realizada pelo processo de queima até cair em solo”. 

Mantivemos contato com o Professor de Física, Alailton que após analisar o abjeto disse: “Os meteoritos são objetos formados por fragmentos de asteróides, cometas ou ainda restos de planetas desintegrados que podem variar de tamanho, desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro. Os tipos mais comuns são: aerólito (rochoso), siderito (metálico) e os siderólito (metálico-rochoso). Os meteoritos encontrados na Terra geralmente contêm metal, pois assim conseguem sobreviver à pressão de entrar na atmosfera, momento em que o atrito pode subir a temperatura em até 1.650 graus Celsius. Ainda não podemos afirmar se esse objeto encontrado se trata de um meteorito, mas algumas características como a cor, peso e densidade são bastante diferentes das rochas na região. Fizemos alguns testes com imãs e não percebemos propriedades magnéticas, com isso a possibilidade do objeto ser um meteorito cai muito, mas ainda existe, pois outro tipo muito raro, os acondritos, tem essa mesma característica”. 


O objeto vai ser levado para o Observatório Astronômico Antares em Feira de Santana para passar por uma análise mais detalhada. 

Realmente não se sabe se é um meteorito, assim ele será levado para Feira de Santana para um especialista realizar os testes e análise de toda sua superfície para descobrir sua descendência. O suposto meteorito pesa cerca de 700g.
@ Nossa Voz – Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário