Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Circo a Cultura que nunca morre


A chegada do circo nas cidades, principalmente as pequenas como a nossa, ainda é um acontecimento que desperta a atenção da população, principalmente das crianças. Isso se deve à determinação dessa gente circense que teima em resistir, que não arreda o pé e nem deixa o circo morrer jamais. Trapezistas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, palhaços... Esses são apenas alguns dos personagens que dão vida a algo que encanta a todos: o circo. 

Dar cambalhotas, fazer palhaçadas, brincar com o público, subir no trapézio, equilibrar-se na corda bamba, como se fosse na vida quando se tem que andar no fio da navalha diante das dificuldades do cotidiano. Essa é a vida do circense. As dificuldades enfrentadas pelo circo e seus artistas ainda são muitas. Faltam um maior e eficaz incentivo por parte do poder público, locais apropriados para suas instalações, proporcionando conforto para a platéia e uma agilidade maior para os circos nas suas montagens. 


Na cidade há alguns dia, o Crico Real Madri tem alegrado às noite barroquense, para saber um pouco mais sobre o circo, na tarde deste sábado dia 20/04/2013 tive à hora de entrevistar o palhaço Caçolinha e conversar com demais membros do Circo Real Madri que está em temporada no nosso município, devido aos momentos que passei sobre a lona do Circo, reforcei um pensamento “só estando presente que se percebe a simplicidade de cada um”. São dez componentes que formam a trupe do Circo Real Madri. Conversei em especial com o Palhaço Caçolinha. 

O que é o Circo? E ele prontamente respondeu: É o trabalho da gente é a arte e a cultura.  Então seguiu perguntando;

L - O que é ser Palhaço? 
Caçolinha: Ser Palhaço é nascer com o dom pode até ser treinado, mais não é a mesma coisa! Palhaço é a arte é fazer feliz! 

L - Vocês passam por dificuldades no Circo? 
Caçolinha: Quem já nasce nesse ramos não existe dificuldade, existe sim em algumas cidades o preconceito logo quando chegamos, mais depois fica tudo beleza. 

L - O que você achou de Barrocas? 
Caçolinha: Bom em tudo! Bom de trabalhar tem publico sempre, boa em amizade e apoio, pois temos o apoio da cidade (prefeitura) e já é a terceira vez aqui em barrocas mais quando sair daqui vai demorar um pouco para voltar. 

L - Então já tem data prevista para sair da Cidade? 
Caçolinha: A previsão é sair na quarta-feira, então a terça-feira a noite será o último espetáculo aqui na cidade, mais será um espetáculo completo com todas as atrações que temos! 

O Palhaço finalizou nossa conversa dizendo; “Palhaço é como qualquer um de nós Humanos, o Circo tem uma capacidade de permanecer que às vezes eu acho que só tendo uma magia harmônica para que não desapareça. Assim que o espetáculo começa a alegria contagiante toma conta de todos que ale se encontram!” 


Que o circo possa continuar a nos encantar com o mundo de sonhos, onde as luzes acendem, as cortinas se abrem e a fantasia acontece. O riso da criançada é a alegria maior dos palhaços. Os aplausos, a maior recompensa de um artista, fazem a glória de todos os circenses, esperamos que eles continuem visitando a nossa cidade e nos trazendo alegrias. 

@ Nossa Voz - Por Luciano Lima – Com Informações Circonteudo

Sem comentários:

Enviar um comentário