Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

“Invernou”, manhã chuvosa na caçulinha da Bahia.



O dia amanheceu bonito, com aquele “friozinho” que o nordestino gostaria de conviver com ele muito mais tempo do que o de costume.

A chuva é fina, tipo inverno, apesar de estarmos no outono, como diz o homem do campo, invernou nesta manhã. Nas ruas as pessoas circulam agasalhadas, algumas com guardas chuvas e sombrinhas.

Em algumas regiões do país, principalmente as litorânea, quando o tempo está fechado, fala-se que o tempo ta ruim, para nós nordestinos, diante do sofrimento com a saca, quando o dia amanhece chovendo, é uma festa, nos agasalhamos pra nos proteger do frio, mas queremos mesmo é que “inverne” pra valar, e até que caia uma trovoada pra encher os tanques.


Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.


Períodos das estações do ano:
- Outono: de 21 de março a 21 de junho
- Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro
- Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
- Verão: de 21 de dezembro a 21 de março
Por Rubenilson Nogueira
Informações do brasilescola.com - Wagner de Cerqueira e Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário