Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Justa homenagem: Barroquense que vive atualmente em São Paulo, lembra da sua primeira professora e faz agradecimentos

Senhora Eunice Bispo - Foto Reprodução 
A escola era simples, faltavam materiais, não tinha merenda nem transporte escolar, mas havia uma professora dedicada e atenciosa com os seus alunos. 

Inspirado pelo Dia do Professor, comemorado na segunda-feira (15) e motivado pela homenagem do JNV que destacou alguns dos 'mestres' barroquenses, Lilson Pereira, vendedor, que atualmente vive com a família na grande São Paulo, decidiu homenagear sua primeira professora, que o ensinou as primeiras letras do ABC, ainda quando ele vivia com a família na zona rural de Barrocas, então distrito de Serrinha.

Filho de agricultores, Lilson conta que saía da Fazenda Mariquinha e ia a pé para a escola que ficava no Povoado do Rosário, lá não tinha acesso a merenda, a água era armazenada num pote de barro, mas as dificuldades com estrutura e apoio, eram superadas pela dedicação e boa vontade da professora Eunice Bispo, conhecida Dona Eunice do Rosário. Tanto ele como os demais irmãos, aprenderam a ler e escrever com ela na escola simples que antes ficava no centro povoado.

"Era uma época difícil, não tínhamos merenda e era uma escola bem simples,  nem banheiro tinha. Bebíamos só água que era reservada em pote de barro,  e ela dava aula nos  dois horários, pela manhã e à tarde. Ela se deslocava a pé de onde morava até o Povoado do Rosário, nós também não tínhamos transporte", lembrou o barroquense.

Grato pelos ensinamentos da professora, Lilson escreveu: "Com grande prazer que parabenizo Dona Eunice Bispo, esta professora, mãe, guerreira que nos educou e nos formou cidadãos do bem, e continuou formando tantas gerações desde a década de 60. Obrigado, a senhora sempre será especial em nossas vidas".

Dona Eunice, hoje com 77 anos ainda vive no Povoado do Rosário, como não era concursada, ela se aposentou como agricultora.

@ Nossa Voz por Rubenilson Nogueira 

1 comentário: