Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Barrocas: Esporte e cultura no 8ª aniversário da ADECL de Lagoa da Cruz

Imagens: Reprodução

Em um domingo (12) festivo, a comunidade de Lagoa da Cruz comemorou o 8° Aniversário da ADELC, com direito a forró, samba, além de atividades esportivas. A programação começou ao raiar do dia e se estendeu até a noite, sob a organização de Paulino Capoteiro, Andreia e Nofa, colaboração da população local, o dia oportunizou lazer e conhecimento aos participantes. 

Associação Desportiva de Lagoa da Cruz - ADELC, foi fundada em 2011, e tem se destacado ao longo dos anos por desenvolver projetos de geração de emprego e renda, ações culturais e esportivos que dão destaque ao povoado. Paulino Capoteiro falou da importância desse dia: "Muito bom o evento, tudo acima da expectativa. Foi uma festa humilde e rica em elementos e resultados".

Projeto 'Alegria não tem idade'
Aberta a programação, nem mesmo a leve chuva e o frio, desanimou as participantes. No espaço Canecão a primeira atividade às 7hs envolveu mulheres e crianças em uma animada aula de Zumba e Fit Dance, com participação da academia do Ricardo. Pela 5° vez na comunidade, o "Alegria Não Tem Idade", do professor Marcelo da cidade de Teofilândia, veio a Lagoa da Cruz, a atividade foi focada na 3° idade, mas todas as faixa etárias se movimentaram, brincaram de forma lúdica no projeto que promove a saúde e o bem estar em vários aspectos.

Exposto nos stands, o resultado de um trabalho de parceria entre a iniciativa privada e a comunidade que tem rendido bons frutos, desde a geração de emprego e renda, ação social e o cuidado com o meio ambiente. Esse projeto acontece com a reutilização de material que seria descartado. A Fábrica de Estofados reutiliza madeira para fabricação de esqueleto de estofados, fabricação de pé de sofá e puffs. 

Projeto Percussivo Azé Cruz - Foto: Reprodução
Pela tarde, o Axé Cruz, projeto promissor de percussão, formado por dez jovens do projeto Bola na Rede da própria comunidade, se apresentou durante a partida do Santa Cruz contra a Ipoeira, em rodada válida pelo Campeonato Barroquense. Assim como fora de campo, os jovens foram um sucesso, o elenco do Santa dentro de campo fez o resultado e garantiu a classificação para a fase de mata-mata do certame.  

Forró da 3ª Idade de Serrinha
A noite se aproximava e as atividades continuaram, ninguém ficou parado com o autêntico Forró Pé de Serra do Arraiá; Esperando o São João. Com triangulo, zabumba, sanfona e pandeiro, o grupo do forró da 3° idade de Serrinha, coordenado por Branca, Vilson e convidados, colocou o publico pra arrastar o pé até pouco mais das 17 horas. 

Já na turno da noite, por volta das 19hs o Reisado com Grupo Cabaceiras apresentou lindas canções. E já passava das 20hs quando Zé de Roque com o Samba Brasileiro entrou para encerrar o longo dia de atividades em Lagoa da cruz. E não poderia faltar o Bumba-meu boi, que chamou atenção de crianças e adultos, nessa tradição popular preservada há séculos.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário