Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Barrocas: 14 mil quilos de sementes serão distribuídos aos pequenas agricultores.

Betinho mostra as sementes de milho.
Sementes de feijão e milho estão sendo distribuídas para agricultores familiares da Bahia na safra inverno 2014. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri).

As sementes chegaram à Barrocas na sexta-feira (16), sento 7 mil quilos de milho e 7 de feijão, a distribuição está sendo feita pela Secretaria de Agricultura, nossa equipe visitou o galpão nesta terça-feira (20) e pode perceber a felicidades dos agricultores contemplados.

O Vice Prefeito Joilton (Tita) encabeçou a luta para junto com a Secretária Maria Lucenir conseguir o benefício, Tita esteve nesta manhã no galpão conversando com as pessoas que recebiam as sementes.

Dona Nilza
“Estamos muito esperançosos, alguns já começaram a plantar, mas a dificuldade por sementes tava grande, então é muito, muito bom essa distribuição de sementes para os pequenos agricultores, pois quem tem condições tem quem não tem precisava esperar, mas hoje nós já vamos começar a plantar o milho e o feijão” disse a Presidente da Associação do Estaleiro Dona Nilza, que lembrou ainda do apoio da Prefeitura na aração das terras. Além do Estaleiro, toda região de Nova Brasília, como Tigre e Piaba serão atendidas.

“Já vou plantar hoje com certeza, pois graças a Deus a terra tá molhada, hoje em dia nós recebemos coisas que antes não tinha, é semente de feijão, milho, bizouro (Trator de Pneu) para arar as terras e muito mais, então agradeço a Tita e ao Prefeito Almir que estão trabalhando por nós” Betinho Piaba

O objetivo da distribuição é disponibilizar insumos produtivos à agricultura familiar (sementes) nas safras de inverno até que este ciclo se torne autossustentável. A distribuição faz parte do programa ‘Semeando’, que consiste de ações articuladas para aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, resultando em ampliação da renda, além de segurança alimentar e nutricional das famílias. 

Dona Izabel Pereira, moradora do Povoado de piabas, aprovou as sementes.
O Vice-Prefeito Joilton fez questão de agradecer o apoio do senhor Valdir da EBDA que se empenhou para que o município fosse logo atendido; “Valdir é um verdadeiro parceiro do nosso município, então quando eu e a Secretária Cenir o procuramos ele se prontificou em colaborar e o resultado é nossa gente feliz com mais uma ação importante”.

Vice Prefeito Joilton (Tita) visitou o galpão onde está acontecendo a entrega e conversou com as pessoas.
Critérios: Participam da distribuição de sementes todos os agricultores familiares que aderiram e foram beneficiados pelo Programa Garantia Safra, no período anterior à execução da ação, 100% dos povos tradicionais (quilombolas e indígenas), público dos assentamentos dinâmicos e agricultores beneficiados pela ação da agroenergia familiar.

Nos municípios que não estão zoneados ou não aderiram ao Garantia Safra, podem participar 15% do total de agricultores familiares, os quais devem passar pela avaliação dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável.


@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário