Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Barrocas: Após 34 anos de fundação, STR elege primeira presidenta, a conhecida Ilma do Sindicato (Leia entrevista)

Comissão eleitoral e parte da nova diretoria - Arquivo: STR

Nos dias 2 e 3 de outubro, aconteceu a eleição para a nova diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barrocas. Pela primeira vez na história, após mais de 30 anos de fundação, uma mulher foi eleita para presidência o STR. Essa conquista indica que as mulheres estão cada vez mais ocupando os espaços, sendo representadas em cargos de liderança no município.

Apesar de ter tido apenas uma chapa, Maria Joseilma Alves, ou como é conhecida, Ilma do sindicato, foi eleita com 401 em prava da sua aprovação junto aos associados. Em uma entrevista com a equipe do JANV ela, em tom de emoção, falou da importância dessa conquista para a classe feminina, além de realizar um sonho, já que a mesma trabalhou na na entidade por vários anos.

JNV: "Como você foi recebida sendo a primeira mulher eleita presidenta do sindicato dos trabalhadores rurais de Barrocas?" 

R: Sendo a primeira mulher a passar pela presidência para mim é uma satisfação muito grande, estou muito feliz!! Nós sabemos que passamos por um momento difícil de pandemia, mas o que veio me influenciar a entrar como candidata a presidência do sindicato, foi ver as pessoas me pedindo. A gente sabe que passamos aqui por várias gestões e as mulheres nunca tiveram oportunidade de lançar candidatura como presidente e já teve outras secretarias, mas de 4 em 4 anos sempre tinha mandado, mas não tiveram oportunidade de exercer uma função mais elevada.

JNV: "Como foi o processo eleitoral sendo chapa única?"

R:  Eles até tentaram colocar outra chapa, 

Ilma do Sindicato - Foto:Victor Santos
mas aí quando chamavam as pessoas para montar, que são  22 pessoas para montar a chapa, e quando falava que era contra a Ilma as pessoas não aceitaram, não quiseram e por isso graças a Deus a gente só teve essa chapa e conseguimos obter 401 votos. Então, para o sindicato isso aí é uma vitória muito linda, porque a gente precisava de um coro de 151 pessoas e a gente obteve 401 votos.

JNV: "Eleita,  qual a sua expectativa e quais são seus planos para os próximos anos à frente do sindicato?"

R: "O que a gente pretende juntamente com a nova diretoria, é buscar projetos que venha beneficiar nossos agricultores. Primeiro passo a gente tem que resgatar o associado que de uma certa forma se afastaram do sindicato, por conta também de ver o sindicado engessado. Pessoas já idosas que não corriam atrás para trazer benefícios, para os agricultores e o que a gente pretende é implantar o INSS digital. Primeiro momento dentro do sindicato para que a gente possa atender os nossos agricultores aqui mesmo, na sede do sindicato, para que eles não se desloquem da zona rural para cidades, para sair da nossa cidade e ir para outras cidades para dar entrada nos seus benefícios. Então é um sonho meu, não é de agora, já vem de sempre. Desde quando eu fui candidata a vereadora já tinha esse sonho e eu tô vendo que já está batendo na porta para ser realizado".

Da Redação por Ana Clara Santos - Colaborou Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário