Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Animados com o período de chuva, agricultores iniciam o plantiu na Zona Rural de Barrocas


O tempo tá bom, vem chovendo em praticamente todo território barroquense, com tanques cheios e a terra molhada, pequenos e médios agricultores depois de terem preparado o terreno, iniciam mais um ano de plantio. 

No bairro da Santa Rosa o Sr. Manoel Messias Araújo, de 75 anos, tenta mais uma vez ver o milho nascer e crescer em sua propriedade, no inicio de abril um surto de lagartas comeu praticamente todo plantio. Renovado as esperanças o agricultor plantará mais uma vez as sementes numa área de 9 tarefas e meia, caso ocorra como planejado, segundo ele serão de 8 a 10 sacos de milho colhidos. 



Messias conta que a cerca de 5 anos atrás a colheita ultrapassou os 20 sacos de feijão nas mesmas 9 tarefas e meia que hoje planta milha, com as poucas chuvas e o agricultor torce para que o tempo ajude; “Com fé em Deus o inverno não vai atrapalhar a plantação”. Para plantar, o Sr. Messias precisou comprar as sementes num Cerealista, foram cerca de 8Lt de milho, além de ter contratado um trator para arar a terra, o investimento chegou a R$ 630,00 (seiscentos e trinta reais) para 9 horas de serviço, além de um funcionário para ajudá-lo no plantio.


Marcionei da Mota Oliveira, 30 anos, morador da região do estaleiro utiliza a plantadeira manual para facilitar e aumentar a velocidade de plantio, para cada cova são utilizados 5 caroços, com uma distância de meio metro, segundo ele para garantir o bom crescimento da planta. Pela região o valor médio de uma diária na roça varia entre R$ 35,00 a 40 reais.

Com a semente do milho 'plantada' a germinação leva em torno de 5 dias para brotar na terra e meses para se desenvolver. Alguns cuidados como preparar o solo, qualidade da sementes, observar a presença de largaras sem imprescindíveis, mas o senhor Messias alerta que é necessário a limpeza constante da roça, evitando assim que o mato impeça o desenvolvimento da plantação.


Em uma propriedade no povoado de Lagoa Redonda encontramos Isaías Ferreira de Queiroz, 41 anos, morador da Fazenda Passeio, ele estava plantando milho na propriedade de um comerciante. O milho plantado será para consumo próprio do comerciante e sua família. Isaias utiliza a técnica tradicional com a enxada, o agricultor relembra um velho ditado; “Os mais velhos dizem que quem planta na enxada tem mais sorte”. 


Depois de concluir o trabalho para o qual foi contratado, em seguida Isaías começará o plantio em sua propriedade; “Pra semana começo plantando, vão ser 1 tarefa e meia, se tiver bom o tempo consigo bater 5 sacos”. Questionado se os agricultores acreditam em uma boa colheita neste ano, ele respondeu; “A terra não pode ficar parada, tem que plantar nessa época pra aproveitar as chuvas” . Na região encontramos diversas roçam já aradas, prontas para receber os grãos que na maioria são o feijão e milho.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário