Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Câmara de Vereadores; Polêmica e Presença do Secretário de Esporte movimentou a última Sessão


Desta vez, presidida pelo Presidente José Eclécio, a Sessão da quinta-feira, 6 de novembro de 2014 contou com grande público, a fala do Secretário de Esporte Rubenilson Nogueira que subiu a tribuna, e do vereador do PT que parecia tenso quando ouvia e que quando falou externou o nervosismo visível, esteve no centro dos 'trabalhos'.   

Vereador se alterou em alguns momento do seu discurso
O vereador Gerinaldo agradeceu a vinda do Secretário de Esporte à sessão; “Não se curvou de trazer no ponto de vista dele, no meu ponto de vista a omissão dos fatos". Proferiu novamente os mesmo discursos das sessões passadas; “A secretaria de Esporte é uma secretaria parada”. Apresentou um suposto valor que a secretaria teria no orçamento anual do município, na ordem de “R$ 652.000,00” (seiscentos e cinquenta dois mil reais). Aumentou o tom de voz quando defendeu o seu irmão Gerival Moreira, segundo ele um homem de bem, e disse que o blog nunca citou uma notícia favorável a Secretaria de Saúde. O Vereador reconheceu que o irmão erra, mas é tentando acertar, já o secretário de esportes, segundo ele nem tenta.

O vereador Miguel Carvalho também agradeceu a presença do Secretário de Esporte, e sobre a polêmica entre o vereador e o Secretário ressaltou; “Tudo isso fica caracterizado aqui, que quantas vezes nesta casa nesta sessão registrada em ata, eu já falei aqui que tudo isso que acontece existe apenas um culpado que para mim é o Sr. José Almir Araújo Queiroz prefeito da cidade”. Miguel reconheceu novamente que o Secretário Rubenilson não tem autonomia, mas disse; “Eu jamais assumiria cargo nenhum se eu não tivesse autonomia para gerir uma pasta”. Disse que secretários ficam ‘queimados’ porque existem recursos nas pastas, mas não podem administrar tudo ficando na mão do prefeito e sua equipe.

Oposição critica algumas secretarias não administrarem seus recursos.
O vereador Antonio Lima disse que uma ditadura está instalada no povoado de Curralinho, e vai procurar saber de mais detalhes. Afirmou as palavras do Vereador Gerinaldo, mas relembrou; “Não só na secretaria de cultura, esporte e lazer, todas as secretaria acontecendo erros e mais erros, e a gente fala, bate, escreve, fala com o gestor e providencia nenhuma é tomada”. Sobre o R$ 652.000,00 (seiscentos e cinquenta dois mil reais) de Cultura, Esporte e Lazer, disse ter sido contra essa valor, queria ter sido menor, mas “uma andorinha só não faz verão” dando referencia a fala do colega Miguel Carvalho.

O verador José Santiago, o Nitinho declarou não querer acusar ninguém, e ressaltou que os vereadores aprovaram autonomia de três secretárias (Saúde, Educação e Ação Social) mas queria as demais secretárias  autônomas e com seus valores para administrar. Questionou a suposta renuncia do secretário, Rubenilson afirmou que o prefeito não assinou sua renuncia, então ele não foi exonerado. Fez um pedido a todos que estiveram na sessão para ser participativos nas próximas sessões. Comentou um projeto de monitoramento das cidades, aprovou e disse que Barrocas pode chegar a ter este sistema.

Dida relembrou projetos importantes
 desenvolvidos pela Secretária de Cultura, Esporte e Lazer
O vereador Waldir Ferreira registrou a presença de Secretário de Esporte, a guarda municipal e os PMS. Parabenizou o colega Nítinho pelas palavras; “As vezes queremos entrar para resolver muitas coisas no município, mas somos frustrados e surpreendidos, no seu caso Secretário de Esportes, também foi frustrados mas vi muitas ações quando o Sr. entrou, a exemplo a Sexta Cultural. Disse que esteve na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fazendo alguns levantamentos, segundo ele o secretario declarou não ter conhecimento de algumas situações, que passam direto pela administração e não por ele.

Adelson defende a autonomia dos secretários, mas não em todo recurso. 
O vereador Adelson da Saúde pediu que a população estivesse sempre acompanhando os trabalho dos vereadores e o que se passa no município. Disse que o Secretário de Esporte fez correto em vir se esclarecer os fatos da sua secretaria; “Se os secretários tivessem autonomia acaba isso de as vezes jogar culpa no prefeito ou o prefeito joga no secretário”. “... aí sim o povo e nós vereadores iríamos saber o que se passa nas secretarias”. Relembrou que o município têm muita coisa boa em relação a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer; “O dia das crianças agora é lembrado, o dia dos evangélicos é comemorado, festas juninas, campeonato rural tem todo ano e muitos outras coisas que o prefeito e secretário tem se empenhado em realizar”.  

O vereador Zé Inácio rápido em seu discurso relembrou ao publico da sessão que existem tempo determinado para cada vereador, e ele como 1° secretário precisa cumprir com as normas da câmara, não sendo seu desejo impedir a fala de nenhum colega independente do assunto, e sim uma questão do regimento interno.

Kekeu disse que o 'Alto Escalão'
de cargos do município pertence ao Partido dos Trabalhadores.
O Presidente da Câmara de Vereador Eclécio Kekeu reforçou o pedido dos demais vereadores em acompanhar o trabalho e reforçou; “Importante a presença de vocês no poder legislativo”. Foi direto em dizer que o 'Alto Escalão' dos cargos do município pertence ao Partido dos Trabalhadores PT; “Esse discurso não é de inflamação a ninguém, mas os problemas pessoais têm prejudicado o Prefeito Almir de Maciel e principalmente o povo”. “Secretária de Saúde PT, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer PT, Diretor de Cultura PT, Diretor de Iluminação PT, e os cargos ligado diretamente a petistas, Secretária de Educação e Diretor de Transporte, e tudo isso está atingindo o povo, o município e o prefeito”. Firme em suas palavras destacou que, se os vereadores cobram alguma irregularidade e o gestor não resolve é necessário procurar o Ministério Público. E pediu que deixassem os problemas pessoais de lado e olhassem para o município “Vamos trabalhar em prol do nosso município que cidades a nível de Barrocas não tem igual”, afirmou.

Um dos maiores público registrado no ano 
*Ao fim da Sessão, entrei numa conversa com vereador Gerinaldo, logo o irmão Secretário se aproximou, ambos com certa alteração na voz pediram para o jornal não mais citá-los em matérias, mesmo cientes de que são homens públicos. Neste mesmo momento o Secretário de Saúde Gerival disse-me que o Blog era um Blog de M.... O episódio deixa claro o modo de alguns membros do Partido dos Trabalhadores agiram neste município, quando na oposição críticos ferrenhos, cobradores, quando na situação totalmente adesistas, contrários às manifestações populares e às cobranças, atitudes que denotam certa identidade com regimes autoritários e adepto a censura.

Ouça o áudio da fala do Secretário Rubenilson Nogueira na Sessão;


@ Nossa Voz - Por *Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário