Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

Barrocas: II Conferência de Cultura teve amplo debate de propostas.


Uma Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas. É um espaço de debates por excelência, no qual um conjunto de pessoas se reúnem para discutir acerca de temas específicos. (livreconsocialbh)

Analisando a partir da discrição acima, pode-se dizer que II Conferência Municipal de Cultura de Barrocas, que aconteceu na segunda-feira (22), no auditório do Colégio Municipal de Barrocas, atendeu aos objetivos de sua realização.

A Conferência foi aberta oficialmente pelos violeiros repentistas José Martins e Antonio Queiroz, que em seus versos além de contaram um pouco da nossa Cultura, levantaram bandeiras importantes, cobraram mais apoio e destacaram a importância do encontro. Em seguida autoridades municipais, como exemplo; a Secretária de Agricultura Maria Lucenir, Robenildo Brito Presidente da ADERB, Marcelo Assessor de Projetos da SECCEL e Ivaneide, representante da Sociedade Civil falaram para o público presente. 


Em suas falas todos foram taxativos quando a necessidade da Secretária ter um orçamento próprio, pois só assim poderá desenvolver e acolher projetos que possam fomentar a Cultura no município; “À vontade e o desejo de fazer, idéias e projetos nós temos, nos falta recurso para poder sair do campo do planejamento e das propostas para a execução” disse o Secretário. Rubenilson lembrou que há uma carência muito grande no município em se tratando de promoção da cultura, pois ao laçar o Projeto Sexta Cultural, diversos artistas e movimentos culturais demonstraram o desejo de participar justamente por fala de espaços que possibilitem apresentações de seus trabalhos; “O que está acontecendo na “Sexta Cultural” é uma prova do quanto precisa ser feito, do tamanho do nosso desafio, pois é apenas um dos nossos projetos mas já há uma busca grandiosa pelo espaço, mas porém é um projeto que precisa se observado economicamente, pois é tocado com apoio dos comerciantes do entorno da Praça em parceria com músicos e a Prefeitura Municipal, por isso há certa limitação” disse.

Foto: Petronilho Bispo
Durante o dia foram formados grupos que criaram metas a serem cumpridas, ações pontuais para que a secretaria possa enfim caminhar com “as próprias pernas” e fomentar a cultura na comunidade.

A representante territoria da SECULT, Nadjane (Jane Estrela) em suas considerações finais falou que estava feliz, pois Barrocas foi um dos municípios que entendeu bem a proposta da conferencia e que as propostas apresentadas foram bem elaborada e com maturidade.


A Conferência contou com grande público, mas quem participou de forma produtiva e consciente percebeu que o mais importante foi à qualidade do debate ocorrido, a participação popular e o desejo expressado pela maioria em fazer as coisas acontecerem, independente de quem esteja a frente de quem seja “o mastro, porque no fundo quem deve ser agraciado com a boa música num concerto é o público, o artista se sente realizado não apenas com as palmas mas com a certeza de que fez um o seu papel de que deu o seu melhor”.

O Prefeito Municipal em virtude da sua recuperação e o vice-prefeito Joilton, em viaje à Salvador justificaram suas ausências.

Equipe da SECCEL
@ Nossa Voz Cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário