Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

História da Sucuri que por pouco não mata bezerro em Serrinha tem fortes indícios de se uma fraude.

Foto: Reprodução.
Nossa equipe achou estranho o fato de uma cobra tão grande ser encontrada na região de Serrinha interior da Bahia, já que este tipo de serpente costuma viver próximos a grandes rios e lagos. Também chamou a nossa atenção a falta de publicação de matéria a respeito, nos principais veículos da cidade de Serrinha, a exemplo o Portal Clériston Silva, Serrinha em Foco, nenhum destes noticiou o fato, apenas o blog Ferraz e o Povo trouxe a matéria e ainda destacando-a como exclusiva. 

Diante do exposto, começamos a buscar detalhes, descobrimos que muitos sites da região e até de cidades distantes publicaram a noticia como se tivesse ocorrido na cidade baiana.

Porém foram encontradas, as mesmas fotos em publicações do ano passado, umas delas publicada em 29/12/2012.


Esta publicação, mostra a situação por outro ângulo, publicação de 2012 - Clique para ampliar
A publicação do suposto caso de uma Sucuri espécie que não costuma viver na caatinga, vegetação comum em nossa região, se baseia em um e-mail, o qual um indivíduo que não se identifica, diz que recebeu o mesmo de um amigo, que se chama Josenildo, porém não foi o Josenildo que conseguiu o clique que resultou num flagrante espetacular, o registro teria sido feito pelo cidadão Adriano Oliveira da cidade de Serrinha, onde quem recebeu o e-meil teria nascido. O texto não diz onde, nem quando a cobra foi vista. Confuso não é?

Veja o texto, publicado em diversos sites e blogs até de outros estados;


O e-mail foi enviado a mim pelo meu amigo de longa jornada Josenilton. Mas não foi o autor da façanha. Ele recebeu um outro e-mail de Adriano Oliveira da cidade de Serrinha, onde nasci.

Adriano disse que, como todos os dias faz pela tarde, foi apartar o gado e encontrou no meio do caminho uma cobra Sucuri que se preparava para engolir uma bezerra. “Mais um pouco eu tinha perdido minha bezerrinha… Graças a Deus cheguei a tempo.”. E ele ainda faz questão de dizer, numa atitude ecológica nobre, que não matou a cobra: “Devolvi pra natureza, deixei-a ir embora!”. Adriano Oliveira não perdeu tempo e tirou uma foto para não parecer história de fazendeiro, que é irmã das histórias de pescadores. “Só registrei para mostrar para vocês o que a fome não faz… Essa aí deve estar sem comer há meses.” E concluiu dizendo que era uma cobra Sucuri, encontrada no meio do caminho em Serrinha.

Texto editado, publicado em outros sites; 

O Sr. Adriano que é morador de Serrinha, foi apartar o gado e encontrou no meio do caminho uma cobra Sucuri que se preparava para engolir uma bezerra. "Mais um pouco eu tinha perdido minha bezerrinha… Graças a Deus cheguei a tempo.". E ele ainda faz questão de dizer, numa atitude ecológica nobre, que não matou a cobra: "Devolvi pra natureza, deixei-a ir embora!". Adriano Oliveira não perdeu tempo e tirou uma foto para não parecer história de fazendeiro, que é irmã das histórias de pescadores. "Só registrei para mostrar para vocês o que a fome não faz… Essa aí deve estar sem comer há meses." E concluiu dizendo que era uma cobra Sucuri, encontrada no meio do caminho em Serrinha.

Para reforçar a nossa suspeita, mantivemos contato com o IBAMA na Bahia, um especialista em serpentes, disse que a Sucuri, é uma cobra aquática, vive 80% na água e apenas 20% fora dela. Sobre o tamanho, segundo o IBAMA, com aquele porte a cobra precisaria viver num rio que tivesse vasta quantidade de presas, por isso segundo o especialista, a possibilidade da grande serpente ter sido encontrada em nossa região, precisamente na cidade de Serrinha é praticamente zero; “Poderia surgir uma cobrar dessa nas regiões do rio São Francisco ou mesmo no Paraguaçu, porém não há relatos, mesmo nestes rios é muito difícil de encontrar” disse. Ainda segundo o IBAMA, a cobra se tivesse enrolada na presa não fugiria com a presença humana, para deixar à presa teria que ser morta; “imagina se uma cobra com esse tamanho, fugiria de alguém assustada no momento que pretende se alimentar” concluiu.

Diante dos argumentos, você acredita na história da Sucuri de Serrinha, ou tem a mesmo suspeita que a equipe do Jornal @ Nossa Voz? Comente.

Se você tem informações concretas sobre este história, envie para nosso e-mail, ou ligue para nossa telefone: 75 9189-6185

@ Nossa Voz – Por Rubenilson Nogueira

2 comentários:

  1. eu morei na roça na beira de rios e toda vida v falar que elas enrola em boi e mata e que tambem engole talves as que fiserao isso era muito maior de tras de toda lenda existe um pouco de verdade todo cientista duvidou do diluvio de noe foi comprovado que ele foi real nao parauninadr u mundo mais para inudar a mesopotamia

    ResponderEliminar
  2. eu nao duvido nada duas volta da cobra tampou um terço do corpo da vaca

    ResponderEliminar