Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Prefeito de Barrocas Almir de Maciel e demais Prefeitos do Território do Sisal estiveram nesta quinta-feira com a Presidenta Dilma Rousseff.


O encontro aconteceu para o lançamento do Plano Safra Semiárido que beneficiará 70% do território Baiano.

O semiárido brasileiro, onde fica 70% do território baiano, tem pela primeira vez na história um Plano Safra especialmente voltado para os agricultores familiares que convivem com a seca. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (4), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, e foi feito pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e com a presença de prefeitos, autoridades e convidados.

O Plano Safra específico para o semiárido visa aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura dos produtores rurais durante a estiagem, permitindo que o Nordeste conviva com a seca. O programa é uma extensão do Plano Safra da Agricultura Familiar e complementa as ações que os governos federal e estadual têm implementado para garantir a segurança hídrica da região.


O governador Jaques Wagner disse que “todos os prefeitos baianos têm compromisso com o povo do semiárido. Que a gente possa fazer na nossa pequena área como os grandes fazem nos grandes territórios”.

A presidente Dilma falou que o Plano Safra Semiárido é o reconhecimento de que é possível conviver com a seca. "A seca não pode virar uma catástrofe, ela pode ser perfeitamente controlada. Para isso, é preciso vontade política e ação conjunta, e aqui houve ação conjunta para o semiárido".

Dilma explicou ainda que o Plano Safra vai garantir também crédito para os agricultores desenvolverem suas plantações e que as máquinas distribuídas hoje vão dar apoio à produção agrícola do semiárido.


Durante o lançamento do plano, a presidente Dilma entregou 323 máquinas – 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras –, todas voltadas para a agricultura e abertura e manutenção de estradas vicinais na Bahia, e fez também a entrega simbólica de 250 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, de um total de 500 que o estado está recebendo. 

O Prefeito do Município de Barrocas, José Almir participou do encontro em Salvador e por telefone falou com nossa redação e comemorou a conquista de mais uma máquina para o município, já que dias atrás uma Retroescavadeira foi recebida e hoje através do Plano Safra a cidade foi contemplada com uma Moto-niveladora (Patrol); “Acabei de assinar o termo de cooperação com o Governo Federal, e logo receberemos o equipamento que será de grande importância pois vai garantir a recuperação e manutenção das estradas vicinais do município” disse. Almir lembrou que no ano passado o município já havia sido contemplado com uma Patrol, este ano voltou a ser beneficiado com duas máquinas, segundo ele o Gestor precisa está atento e ter bom relação com o governo Federal e Estadual.

Os pequenos agricultores do semiárido também serão beneficiados com a contratação de empresa para instalação de cerca de 140.000 (cento e quarenta mil) cisternas de consumo.

@ Nossa Voz - Informações e Fotos: SECOM -BA

Sem comentários:

Enviar um comentário